Leite integral engorda? Especialista responde
Muitas pessoas substituem o leite integral da dieta por acharem que ele engorda. Contudo, será que isso é realmente verdade? Quem responde é a nutróloga Patricia Santiago:
Quais as diferenças entre os leites integral, semidesnatado e desnatado?
“O que diferencia esses tipos de leite é o teor da gordura que se apresenta na composição nutricional deles”, explica a especialista. De acordo com Patricia, como determinação, o leite integral precisa apresentar, no mínimo, 3% de gordura; já o semidesnatado, entre 0,6 e 2,9; e o desnatado, no máximo 0,5%.
E como a gordura concentra uma boa quantidade de calorias (1g do nutriente tem cerca de 9 cal), o teor calórico dos produtos também é diferente.
Leite integral engorda?
Pensando nas calorias, é possível entender porque muita gente acha que leite integral engorda. Mas a nutróloga diz que a gordura presente no alimento nem sempre é ruim.
Em quantidades adequadas, por exemplo, ela ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis (isto é, que são absorvidas e armazenadas no tecido adiposo), como a A e a D. Além disso, garante uma maior sensação de saciedade, reduzindo a fome.
Ademais, ela lembra que, para haver a perda de peso, é preciso pensar na alimentação como um todo, e não no consumo de apenas um ingrediente. Isso porque precisa ocorrer um balanço energético negativo: ou seja, consumir menos calorias do que você gasta.
“Precisamos lembrar que o que vai definir a qualidade da dieta é o conjunto dos alimentos ingeridos ao longo do dia”. Ou seja, uma pessoa em processo de perda de peso pode muito bem optar pelo leite integral, desde que fique de olho no controle de gorduras saturadas durante o dia.
Leia também: Ora-pro-nóbis emagrece? Especialista esclarece
Indicações de consumo de cada tipo de leite
Leite integral
“Pode ser ingerido por qualquer pessoa que não tem histórico de doença cardiovascular e que apresente um perfil de lipidograma normal [colesterol e triglicerídeos equilibrados].”
Leite semidesnatado
Quem precisa restringir o consumo de gordura. Além disso, versão semidesnatada apresenta como vantagens maiores concentrações de proteínas e potássio.
Desnatado
Pessoas que precisam diminuir as calorias diárias. Contudo, ele possui um sabor mais suave e uma absorção de vitaminas mais lenta.
Fonte: Patricia Santiago, nutróloga.