Lábios escuros: saiba como clarear o tom da boca

Beleza Bem-estar
24 de Fevereiro, 2022
Lábios escuros: saiba como clarear o tom da boca

Você já notou alguma alteração na coloração dos seus lábios? Os lábios escuros, por exemplo, não surgem do nada e tem causas diferentes.

Segundo a Dra. Luciana Passoni, dermatologista e especialista em pele, cabelos e transplante capilar, ter lábios escuros pode ter causas sistêmicas ou ser resultado de causas externas.

Porém, a primeira e mais corriqueira das justificativas que causam o escurecimento labial, segundo a especialista, é a origem genética. 

Sabemos também que alguns hábitos podem causar os efeitos dos lábios escurecidos, como o costume de fumar, desidratação, ressecamento, substâncias de cosméticos, café, exposição solar e outros. Saiba mais a seguir!

O que causa escurecimento nos lábios?

Ao perceber que os lábios mudam de cor é necessário buscar ajuda de um médico dermatologista para identificar a causa da mudança de tom.

De acordo com a Dra. Luciana Passoni, algumas doenças ou durante determinados períodos da vida onde o corpo passa por transformações podem se expressar na mudança da cor natural da boca. 

“O uso contínuo de substâncias químicas pode ser uma causa possível para a troca da pigmentação, as alterações hormonais na menopausa podem mexer diretamente na pigmentação da pele e ocasionar um escurecimento labial”, exemplifica Passoni.

Além disso, a especialista complementa que não usar protetor solar específico para os lábios ao expor-se ao sol também pode escurecer os lábios.

“Isso porque a melanina responde imediatamente quando saímos ao sol e o escurecimento labial é o sinal destes mecanismos de defesa do organismo”, esclarece a dermatologista.

Fumar e tomar café causam lábios escuros?

Fumar e tomar café são os principais hábitos que entram na lista das causas que escurecem os lábios. Afinal, imagina quantas substâncias são necessárias para fabricar um cigarro, principalmente pela nicotina. 

Ademais, a cafeína presente no café também está no consumo diário de milhares de brasileiros que tomam a bebida para terem mais energia no dia a dia. Porém, essa bebida também provoca os lábios escurecidos. 

Assim, a Dra. Luciana Passoni confirma que o cigarro é um dos vilões porque fumar é uma das principais causas do escurecimento labial.

“A ação da nicotina nos tecidos da boca escurece os lábios, geralmente, eles ficam com uma cor acinzentada. O consumo exagerado do café, bem como do chá preto, também pode deixar os lábios com a coloração mais escura devido aos corantes presentes nas bebidas”, justifica a especialista.

Outras causas comuns de lábios escurecidos

Há outros tipos de sinais que comprovam a mudança da cor dos lábios, como a alteração hormonal e a anemia. Isso porque essas doenças e/ou períodos da vida onde o corpo passa por transformações podem se expressar na alteração do tom da boca. 

A dermatologista Dra. Luciana informa que um dos sintomas da anemia é a boca meio branca com o contorno dos lábios mais escuro, além dos olhos esbranquiçados. Portanto, é preciso observar o aparecimento desses sinais.

Por outro lado, no caso das alterações hormonais, o surgimento de lábios escuros são bem recorrentes em mulheres no período que entram na menopausa.

“Essas mudanças de hormônios mexem diretamente com a pigmentação, provocando, às vezes, o escurecimento labial. Se estiver com uma alteração muito elevada procure um médico”, recomenda Passoni.

Como clarear manchas escuras dos lábios?

Existem alguns métodos e tratamentos que podem ser realizados para revitalizar o tom natural da boca. Dessa forma, veja quais são eles:

  • Esfoliação: O processo de esfoliação ajuda a estimular a regeneração e remoção das células mortas dos lábios, aumentando o clareamento dos lábios.
  • Hidratação: A hidratação com óleos vegetais, manteigas naturais e outros tipos de cosméticos podem ajudar a tornar a aparência dos lábios mais saudável e melhorar a renovação celular. Assim, lábios mais hidratados se tornam mais resistentes aos fatores ambientais que podem causar o escurecimento.
  • Micropigmentação labial: É um procedimento estético realizado em clínicas que permite uma nova coloração labial. A Dra. Luciana Passoni informa que a micropigmentação labial pode ser uma solução, mas cada caso deve ser analisado individualmente e com um profissional de confiança. 
  • Protetor solar labial: É recomendado o uso de protetores labiais e batons com FPS (Fator de Proteção Solar) para evitar o aparecimento dos lábios escuros. Pois a melanina, responsável pela pigmentação do corpo, é estimulada sempre que a região é exposta ao sol como uma espécie de mecanismo de defesa.
  • Hidragloss: O hidragloss é um procedimento que consiste na aplicação de um blend de vitaminas e ácido hialurônico na boca.  Esse tratamento consegue hidratar, remover células mortas, reparar fissuras, dar aspecto viçoso e atenuar a hiperpigmentação dos lábios.
  • Laser: Os procedimentos a laser envolvem a emissão de luz ou calor na área afetada, capaz de promover o clareamento e ainda estimulam a hidratação da boca.  Desse modo, Os mais indicados para clarear os lábios escurecidos são os lasers de túlio e o Q-switched. 

Como clarear naturalmente os lábios escuros?

A dermatologista Dra. Luciana Passoni indica que existem tratamentos naturais que podem ser feitos em casa mesmo: “pode iniciar a esfoliação da pele dos lábios para estimular sua regeneração. O processo constante pode trazer grandes benefícios aos lábios, como seu clareamento”, complementa.

Além disso, a especialista aconselha outros hábitos para manter a hidratação natural dos lábios, como ingerir água e fazer hidratação labial com óleos vegetais, manteigas naturais e bálsamos. 

Segundo a dermatologista, esses hábitos proporcionam aos lábios uma aparência mais saudável e também ajudam na renovação celular. 

Para finalizar, a Dra. Luciana indica alguns cuidados para evitar o surgimento dos lábios escuros: “procure estimular a reposição celular da região esfoliando com frequência na região dos lábios em casa. Use sempre um bom hidratante labial com proteção solar e tome água. Estar hidratado é muito importante!”, completa. 

Fonte: Dra. Luciana Passoni, dermatologista e especialista em pele, cabelos e transplante capilar.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina