Ácido hialurônico: O que é e alimentos que estimulam a produção

28 de maio, 2020

O ácido hialurônico tem sido cada vez mais comentado, especialmente por entusiastas dos dermocosméticos e dos cuidados com a pele. Ele é naturalmente produzido pelo corpo humano e está presente em grande quantidade na pele, especialmente até os 20 anos de idade. Depois de um tempo, sua presença é menor e, entre outros motivos, a pele começa a envelhecer e rugas e linhas de expressão aparecem. No nosso organismo, esta substância é responsável pelo volume da pele, forma dos olhos e lubrificação das articulações. Também preenche os espaços vazios entre as células. 

Leia mais: Problemas de pele comuns na quarentena – e como resolver

Felizmente, ele nunca deixa de ser produzido por completo e, ainda, há alimentos que podem promover sua maior sintetização. 

Leia também: Betacaroteno: O nutriente que protege a pele e a visão

Alimentos que promovem maior produção de ácido hialurônico

Carnes

As carnes são conhecidas como fontesde proteína animal e de vitaminas, especialmente as do complexo B, como a vitamina B12. Mas, também promovem a maior produção de colágeno (também essencial para a saúde da pele) e de ácido hialurônico. 

Folhas verdes escuras

As folhas verdes escuras como a couve e o espinafre são ótimas para ajudar na produção de ácido hialurônico, pois contêm uma grande quantidade de vitamina A, outra aliada da pele e que também impulsiona a produção desse ácido.

Óleo de fígado de bacalhau

O óleo de fígado de bacalhau é um tipo popular de suplemento de óleo de peixe, graças à abundância em diversos nutrientes benéficos para a saúde, como vitamina A, D e os ácidos graxos (gorduras saudáveis), assim como ômega-3. Assim, devido à abundância em vitamina A, o óleo ajuda na produção de ácido hialurônico e beneficia a aparência e saúde da pele de forma geral. 

Leia também: Ômega-3 e ômega-6: Saiba mais sobre as gorduras do bem

Frutas cítricas

As frutas cítricas, como laranja e kiwi, são famosas fontes de vitamina C, que promove a maior produção do ácido . Por isso, adicionar essas frutas na dieta pode ser extremamente benéfico para a saúde, elasticidade e maciez da pele.

Leia também: Como usar tomate na rotina de cuidados com a pele

Benefícios do ácido hialurônico

  • Sustentação, hidratação e firmeza da pele
  • Ameniza linhas de expressão e rugas

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo