L-arginina: O que é e como pode beneficiar o organismo
A L-arginina – ou arginina – é uma substância vendida pela indústria de suplementação com a promessa de contribuir para a performance esportiva, ganho de músculos e de força. A principal função desse aminoácido no organismo é ajudar na síntese proteica. Portanto é utilizado principalmente por quem deseja ganhar massa magra (hipertrofia).
Na forma de suplemento, é encontrado em cápsula, tabletes, comprimidos ou pó para ser diluído em água.
Funções da L-arginina no organismo
- Estimula o hormônio do crescimento
- Dá mais energia – estimula a insulina e o glucagon
- Aumenta a força muscular
- Facilita a recuperação dos músculos pós-treino
Os benefícios da L-arginina
Treinos mais intensos
Por render mais força para os músculos por ajudá-los em sua recuperação posterior ao treino, a L-arginina pode tornar os treinos de musculação mais proveitosos e, ainda, mais intensos.
Leia mais: Creatina: O que é e para que serve o suplemento
Alivia a dor do pós-treino
Por ajudar na síntese de proteínas, esse suplemento está ligado à recuperação dos músculos depois do treino. Ou seja, o suplemento pode aliviar mais rápido o incômodo depois da prática de atividades físicas. Contudo, a suplementação de arginina isolada não é capaz de contribuir para a recuperação dos músculos. Assim, são necessários outros aminoácidos presentes na proteína para reparar as fibras musculares. Portanto, é importante manter uma alimentação equilibrada.
Mais energia para o músculo
Parte do que torna esse suplemento também popular é o fato desse aminoácido ajudar a reter maior quantidade de oxigênio e glicose nos músculos. Portanto, isso não apenas torna a recuperação mais rápida, mas também trabalha para tornar os treinos mais fáceis e, portanto, mais duradouros.
Leia também: Suplemento 5-HTP: Afinal, para que serve?
Cuidados na suplementação e outras fontes de L-arginina
O uso de qualquer suplemento alimentar deve ser feito com acompanhamento e auxílio médico, uma vez que uma suplementação feita de forma incorreta pode prejudicar a saúde. Ainda, há outras fontes desse aminoácido além da suplementação em pó. Como, por exemplo:
- Variados tipos de carne (de peixe, de frango e bovina)
- Frutos do mar
- Oleaginosas, como as sementes de girassol e de abóbora
- Pistache
- Aveia e demais cereais
- Castanha de caju