Castanha de caju: Benefícios da castanha de caju e como consumir

1 de julho, 2020

A castanha de caju é um alimento excelente e muito nutritivo. Considerada uma oleaginosa, é rica em boas gorduras, antioxidantes, vitaminas e até mesmo proteína vegetal. Tem sua origem no caju, o fruto do cajuzeiro, árvore encontrada em localidades de clima quente, como o Nordeste brasileiro.  Mas, você conhece os benefícios da castanha de caju?

Entre os minerais encontrados na castanha de caju, zinco, fósforo e magnésio são maioria. Além disso, apesar de ser um alimento calórico, ele é muito saudável e pode beneficiar a saúde.

Benefícios da castanha de caju

Protege a saúde do coração

Por ser uma fonte de gordura boa, a castanha de caju ajuda a regular o nível de colesterol no sangue. Ou seja, aumento o nível de HDL (colesterol bom) e diminuindo o de LDL (colesterol ruim). Sendo assim, ajuda a manter a saúde cardiovascular protegida de problemas graves causados pelo aumento do LDL.

Pele jovem e saudável

Também é abundante antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce causado pelo estresse oxidativo. O estresse oxidativo é decorrente da ação de radicais livres no organismo. Assim, o envelhecimento precoce da pele pode causar o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, o estresse oxidativo pode ser um fator determinante para a ocorrência de doenças graves como Alzheimer e certos tipos de câncer. Suas propriedades também são excelentes para a saúde do cérebro, especialmente em relação à memória.

Leia também: Problemas de pele comuns na quarentena – e como resolver

Ossos fortes

Entre os minerais presentes em sua composição, a castanha é rica em fósforo, essencial para a absorção de cálcio, intimamente relacionado com a força, densidade e rigidez dos ossos.

Fonte de ferro

Oleaginosas de todos os tipos são fontes de proteína conhecidas para os vegetarianos. Mas, a castanha de caju tem o benefício adicional de ser repleta de ferro. Pois, uma porção de ¼ xícara contém cerca de 2 gramas de ferro. Além de ser comida pura, pode ser moída e, então, salpicada em saladas, carnes e sucos. 

Leia também: Alimentos que contêm mais cálcio do que leite

Imunidade fortalecida

Consumir a castanha de caju pode ser um bom jeito de manter a imunidade fortalecida. Assim, apenas um punhado de castanhas já oferece uma variedade excelente de nutrientes essenciais e que ajudarão a manter o corpo melhor protegido contra doenças e infecções.

Leia também: Excesso de sal enfraquece a imunidade, diz estudo

Benefícios da castanha de caju: Como consumir

benefícios da castanha de caju
  • Como lanche;
  • Em saladas;
  • Com massas e risotos;
  • No arroz;
  • Massa de pães e bolos, usando a farinha de castanha de caju.

Existe alergia à castanha de caju?

Frutos secos e oleaginosas, como as castanhas, as nozes e as sementes, são causadores de alergias em algumas pessoas. Portanto, é possível ser alérgico à castanha. Assim, para detectar a alergia exames são necessários.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo