Juçaí, o “primo” do açaí que concentra muito mais nutrientes

Alimentação Bem-estar
07 de Dezembro, 2021
Juçaí, o “primo” do açaí que concentra muito mais nutrientes

O açaí é muito adorado pelos brasileiros, uma vez que é fonte de energia e diversos outros nutrientes. Além disso, é uma ótima opção para o pré-treino e para os dias de calor. Mas você sabia que existe um fruto muito parecido com ele que pode oferecer ainda mais benefícios? Conheça, então, o juçaí:

O que é o juçaí

Trata-se do fruto da palmeira juçara, cujo nome científico é Euterpe edulis Martius. Pertencente à família Arecaceae, ela pode ser encontrada na na Mata Atlântica nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Da palmeira são obtidos o palmito e os frutos, matéria-prima para produção de polpa ou suco.

O juçaí com certeza agrada quem já ama o açaí: afinal, ele possui cor, textura e sabor quase idênticos ao seu “parente” mais famoso.

Propriedades nutricionais

Apesar de muito parecidos, o juçaí é mais rico nutricionalmente falando. Isso porque ele possui até quatro vezes mais propriedades antioxidantes e 50% mais ferro. Ele também concentra mais potássio e zinco do que o açaí. Contudo, carrega mais açúcares naturais e gorduras insaturadas (as consideradas “boas” para o organismo), o que o torna um pouco mais calórico (mas a diferença não é gritante).

Confira a composição do juçaí (porção de 100g dos frutos):

  • 156 calorias;
  • 7g de proteínas;
  • 1,21g de carboidratos;
  • 14g de gorduras.

Leia também: Açaí engorda ou emagrece? Calorias e benefícios da fruta

Como consumir o juçaí

Você pode preparar o juçaí como faz com o açaí: combinando sua polpa (natural) com frutas, sementes e cereais (como a aveia). Para deixá-lo mais saudável, evite coberturas açucaradas como leite condensado, paçoca, chocolate derretido e mel.

Por ser um energético natural, é ótimo para o pré-treino: os antioxidantes presentes nele podem ajudar na recuperação muscular após o esforço físico e, de quebra, ainda previnem o estresse oxidativo — processo relacionado ao envelhecimento precoce.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!