Juçaí, o “primo” do açaí que concentra muito mais nutrientes
O açaí é muito adorado pelos brasileiros, uma vez que é fonte de energia e diversos outros nutrientes. Além disso, é uma ótima opção para o pré-treino e para os dias de calor. Mas você sabia que existe um fruto muito parecido com ele que pode oferecer ainda mais benefícios? Conheça, então, o juçaí:
O que é o juçaí
Trata-se do fruto da palmeira juçara, cujo nome científico é Euterpe edulis Martius. Pertencente à família Arecaceae, ela pode ser encontrada na na Mata Atlântica nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Da palmeira são obtidos o palmito e os frutos, matéria-prima para produção de polpa ou suco.
O juçaí com certeza agrada quem já ama o açaí: afinal, ele possui cor, textura e sabor quase idênticos ao seu “parente” mais famoso.
Propriedades nutricionais
Apesar de muito parecidos, o juçaí é mais rico nutricionalmente falando. Isso porque ele possui até quatro vezes mais propriedades antioxidantes e 50% mais ferro. Ele também concentra mais potássio e zinco do que o açaí. Contudo, carrega mais açúcares naturais e gorduras insaturadas (as consideradas “boas” para o organismo), o que o torna um pouco mais calórico (mas a diferença não é gritante).
Confira a composição do juçaí (porção de 100g dos frutos):
- 156 calorias;
- 7g de proteínas;
- 1,21g de carboidratos;
- 14g de gorduras.
Leia também: Açaí engorda ou emagrece? Calorias e benefícios da fruta
Como consumir o juçaí
Você pode preparar o juçaí como faz com o açaí: combinando sua polpa (natural) com frutas, sementes e cereais (como a aveia). Para deixá-lo mais saudável, evite coberturas açucaradas como leite condensado, paçoca, chocolate derretido e mel.
Por ser um energético natural, é ótimo para o pré-treino: os antioxidantes presentes nele podem ajudar na recuperação muscular após o esforço físico e, de quebra, ainda previnem o estresse oxidativo — processo relacionado ao envelhecimento precoce.