Hibisco: O que é hibiscos e quais os benefícios

Alimentação Bem-estar
08 de Janeiro, 2020
Hibisco: O que é hibiscos e quais os benefícios

O hibisco está cada vez mais na moda, principalmente devido ao chá feito a partir dele – um grande aliado de quem quer emagrecer. Mas, suas propriedades e benefícios vão além disso. O hibisco é uma flor, também conhecida como azedinha e caruru-azedo, entre outros nomes. Acredita-se que seja original de Angola. Porém, ela é também muito presente no continente asiático. Mas, você sabe o que é hibisco e quais os benefícios do hibisco

Como um todo, a flor é muito nutritiva. Suas folhas, que podem ser consumidas em saladas, são ricas em vitaminas, como a A. Seu cálice, geralmente de cor vermelha e de sabor azedo, contém ácidos essenciais à saúde. É a partir dessa parte, quando desidratada, que seu chá é feito. 

O que é hibisco

Além da vitamina A, suas folhas também são ricas em vitamina B1. Não só, são abundantes em sais minerais e aminoácidos. 

Dentre os ácidos encontrados no cálice, há o cítrico, bem como o hibístico, o málico e o tartárico, esse último presente também no vinho e que conta com propriedades antioxidantes.

O ácido cítrico é muito usado como um conservante natural. Já o ácido málico, também presente na maçã e na pêra, é aplicado amplamente na indústria alimentícia. O ácido hibístico, tal qual o nome explicita, é específico do hibisco. 

Quais os benefícios do hibisco 

hibisco O que é hibisco e quais os benefícios do hibisco

O hibisco conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras.

Combate a ação de radicais livres

Radicais livres são moléculas que promovem a oxidação de demais moléculas, sendo assim, estão associados a, por exemplo, o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de rugas. Assim, consumir a flor do hibisco e, principalmente, seu chá, pode combater a ação dessa moléculas. 

Leia mais: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

O que é hibisco: Ajuda no emagrecimento

O chá, graças à sua ação diurética, previne a retenção de líquido e ajuda a “desinchar” o corpo. Sendo assim, aliado a uma alimentação balanceada e uma rotina de exercícios, é excelente para ajudar no processo de emagrecimento.

Da mesma forma, o chá de hibisco é um grande aliado para quem está de dieta porque contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase. Essa uma enzima que transforma o amido em açúcar. Beber chá de hibisco após as refeições vai ajudar a reduzir a absorção de carboidratos. Assim, gradualmente levará à perda de peso.

É um relaxante natural

Além disso, o chá de hibisco age como um verdadeiro relaxante, absolutamente natural – e, o melhor: barato e acessível. Basta preparar seu chá e tirar um momento para curtir a calma e a paz. 

Leia também: Meditação: Tudo o que você precisa saber sobre a prática

Quais os benefícios do hibisco: Previne a hipertensão

O consumo do chá dessa flor ajuda a prevenir o aumento da pressão sanguínea nas artérias, a qual pode provocar, por exemplo, um infarto.

Como consumir

Como dito, suas folhas podem ser adicionadas em saladas, sendo assim, garantindo ainda mais vitaminas a qualquer receita. Não só, o chá feito a partir de seu cálice seco é, certamente, seu uso mais comum e popular, mas não é o único.

Outros possíveis usos do hibisco são, por exemplo:

Receita de chá de hibisco

Ponha 200 ml de água no fogo, mas não deixe ferver completamente. Tire do fogo assim que começar a fervura. Adicione 1 col. (sopa) do hibisco. Deixe em infusão em vasilha tampada por 10 minutos.

Para melhores resultados você pode acrescentar ao chá uma colher de sopa de gengibre ralado. Pode também potencializar a ação do chá com canela ou com cavalinha (estes ingredientes adicionais são termogênicos, e aceleram o seu metabolismo. Ou seja, ajudam no seu gasto calórico ainda mais).

Leia mais: Chá de hibisco: Como preparar e consumir para emagrecer

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

criança sentada em mesa segurando uma colher e comendo um mingau rico em fibras
Alimentação

Fibras na alimentação infantil: conheça os benefícios e como incluí-las

As fibras na alimentação infantil contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre.