Florais de Bach: Entenda para que serve a terapia floral

Bem-estar Equilíbrio
03 de Setembro, 2019
Florais de Bach: Entenda para que serve a terapia floral

Além de alegrar o ambiente, certas flores têm um outro poder: o de acalmar os ânimos e equilibrar o estado emocional. A terapia floral (ou florais de bach) foi criada na década de 1930 pelo Dr. Edward Bach, que acreditava que as doenças eram provenientes de desequilíbrios emocionais

Assim, Bach pesquisou e catalogou 38 flores e criou um novo método de extrair a essência delas, as virtudes medicamentosas e curativas das plantas, mais especificamente das flores. Dessa maneira, o médico britânico chegou a uma coleção de 38 essências florais, relacionando cada flor com um tipo de sofrimento interior, que se tornaram mundialmente conhecidas como o Sistema de Florais de Bach.

Depois, a descoberta dos florais se popularizou e permanece na lista de terapias complementares para restaurar o equilíbrio emocional. Além disso, serviu de inspiração para o surgimento de outras vertentes, como os Florais Brasileiros e os de Minas. Desta forma, a terapia floral é reconhecida por mais 50 países e é citada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que a enquadra no rol de terapias complementares.  

Florais de Bach: Para que serve a terapia floral

De forma geral, a terapia floral é auxiliar no equilíbrio das emoções, auxiliando a acalmar estados mentais agitados, de tristeza, entre outros. Mas, cada essência floral possui uma função específica, que atua sobre o emocional, reequilibrando-o. Assim, com as emoções saudáveis, a saúde física também se beneficia e torna-se menos suscetível a doenças.

Leia também: Feng Shui: O que é e dicas simples para inseri-lo em sua casa

Para descobrir o tipo de essência mais indicada para você, é necessário ter orientação de um terapeuta floral devidamente treinado. Pois, ele é capaz de elaborar um composto único para sua necessidade, que alia uma combinação de diversos florais.

Como usar florais de bach

A terapia floral não tem muito segredo. Geralmente o terapeuta recomenda que se pingue quatro gotas da essência diretamente na boca, quatro vezes ao dia (no mínimo). Contudo, não existem efeitos colaterais, pois a terapia é 100% natural e à base de flores. Alguns casos, como em bebês e gestantes, é recomendado diluir o floral em água em vez de ingeri-lo diretamente.  

Entretanto, vale dizer que a terapia floral deve servir de complemento a algum tipo de tratamento, caso você tenha alguma doença grave ou transtorno emocional que inspire acompanhamento profissional. 

Leia também: Acupuntura: Como funciona e para que serve

Para quem é indicado o uso de florais

Todo mundo pode se beneficiar dos florais, inclusive animais. Ou seja, há produtos feitos especialmente para pets ansiosos ou com algum comportamento que precisa ser corrigido – um cachorro que marca território na mobília da casa, por exemplo. Mas, lembre-se de que ela não cura doenças. Pois, atua como lenitivo de nosso estado emocional, nos fortalecendo para enfrentar os altos e baixos da vida.

Alguns casos em que a terapia floral é uma ótima aliada, além de ser recomendada para prevenir desequilíbrios.

  • Ansiedade.
  • Depressão.
  • Falta de disposição.
  • Baixa autoestima e autoconfiança.
  • Timidez.
  • Excesso de cobrança sobre si próprio, que leva ao perfeccionismo extremo.
  • Quaisquer situações que tragam algum tipo de emoção ou sentimento negativo, que impeça a pessoa de levar uma vida normal (síndrome do pânico, por exemplo).
  • Mas, a terapia com florais atua sobre o emocional e o estado de espírito da pessoa, e não sobre a doença em si. 

Leia também: Fitoterápico: Entenda o que é e como funciona

Indicações do floral

Percebendo a necessidade de um tratamento emergencial para ajudar as pessoas a lidar com situações estressantes do dia a dia, Bach criou o Rescue, um composto com cinco florais, e que ainda hoje é preparado exatamente conforme suas orientações.

Star of Bethlehem – contra choques e traumas.

Rock Rose – contra o pavor.

Clematis – contra o sentimento de fraqueza e de não estar totalmente presente.

Impatiens – contra a agitação.

Cherry Plum – contra a perda de controle.

O Rescue tem sido um grande aliado emocional. Assim, devido a sua energia relaxante e equilibrante, é utilizado por pessoas de todo o mundo para oferecer apoio incondicional nos momentos difíceis que temos que enfrentar. O Rescue deve ser utilizado concentrado e tem os seguintes benefícios:

  • Efeito imediato.
  • Rende mais – 100% natural
  • Validade de 5 anos.
  • Sem contraindicações.

Leia também: Aromaterapia: Descubra o poder dos óleos essenciais

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!