Hera: a planta tóxica, mas que também faz maravilhas pela saúde

Saúde
07 de Outubro, 2022
Hera: a planta tóxica, mas que também faz maravilhas pela saúde

O mundo das plantas é sempre riquíssimo quando se fala em cuidados com a saúde, e uma das plantas conhecidas pelas suas funções medicinais é a hera. De nome científico Hedera helix, essa planta medicinal tem folhas muito verdes e brilhantes, e é rica em flavonoides e ácidos graxos que auxiliam no tratamento, principalmente, de doenças respiratórias.

O que você precisa saber sobre a planta hera

A hera é uma planta conhecidamente antitérmica, sudorípara e expectorante, o que a torna perfeita para auxiliar no tratamento de doenças que acometem os pulmões, como gripes ou pneumonias — em paralelo ao tratamento convencional indicado pelo médico, é claro.

Além disso, também atua como desobstrutora do fígado e resolutiva de eczemas e outros problemas de pele, como furúnculos e abcessos cutâneos, sendo também anticelulítica. Ou seja, pode-se usar a planta de diversas formas e por diversas áreas, como dermatologia e ginecologia.

De sabor amargo e frio, essa planta, quando fresca, é bastante tóxica, por isso, não deve ser consumida ou utilizada dessa maneira — por esse motivo, também não é aconselhada para quem tem animais em casa.

O seu consumo é recomendado apenas quando a planta já faz parte da composição de algum medicamento comprado na farmácia ou em receitas produzidas em farmácias de manipulação. Isso porque os laboratórios fazem o trabalho de separar da planta os seus componentes comestíveis.

Dessa forma, é fácil encontrar a hera em uma série de produtos, que vão de cremes contra rugas e celulite a xaropes para a tosse.

Leia também: Consumo de chás e amamentação: cuidados que a lactante deve ter

Principais benefícios da hera

Como dito, apesar de tóxica na sua versão natural, a hera é uma planta com muitos benefícios para a saúde humana. Dentre as suas principais vantagens, estão:

Expectorante

A hera contém uma série de compostos (como as saponinas), que atuam diretamente em brônquios inflamados, promovendo a expulsão do catarro e, de quebra, aliviando a tosse.

Combate a infecções

Os compostos da planta ajudam a tratar algumas das infecções bacterianas e parasitárias mais comuns, causadas por agentes como Salmonella e Staphylococcus aureus.

Alívio de dores e inflamações

Quando processada, a hera gera um extrato etanólico que, quando purificado, pode reduzir inflamações e sintomas de inchaço e dor.

Além disso, atribui-se à hera mais duas funções: a proteção do fígado e o combate à insuficiência venosa. No primeiro caso, a presença de alfa-hederina na composição protege o órgão contra o uso de medicamentos que são metabolizados por lá (como o paracetamol).

No segundo, esse mesmo componente, junto com as saponinas, tem propriedades lipolíticas, isto é, que evitam o acúmulo de gordura no sangue.

Leia também: 5 erros que podem atrapalhar o seu projeto verão

Contraindicações da planta hera

É importante sempre consultar um médico ou especialista antes de usar um medicamento ou dermocosmético com hera na composição — afinal, o uso dessa planta pode gerar alguns desconfortos, como náuseas e vômitos.

Além disso, a planta está contraindicada para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, já que alguns estudos a colocam como uma substância abortiva. Também não deve-se consumir a hera durante o período de amamentação, por crianças com menos de 2 anos e em casos de hipertireoidismo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória