Inalar gás de cozinha faz mal? Em excesso, intoxicação pode matar

Casa Saúde
05 de Outubro, 2022
Inalar gás de cozinha faz mal? Em excesso, intoxicação pode matar

Vez ou outra, surgem notícias de vítimas de intoxicação por monóxido de carbono. Inalar de gás de cozinha, seja encanado ou não, é perigoso e pode matar, dependendo do tempo de exposição e quantidade de substância ingerida. A seguir, saiba como a intoxicação age no organismo, quais as situações mais comuns e o que fazer.

Veja também: Riscos da creolina em contato com a pele são graves; saiba quais

Por que inalar gás de cozinha pode ser fatal?

O monóxido de carbono (CO), presente no botijão de gás e no gás encanado, não possui cheiro, mas é altamente inflamável e tóxico. Essas características tornam a substância um asfixiante químico. Ou seja, em contato com o organismo, se liga às moléculas de hemoglobina do sangue, responsáveis por transportar oxigênio e outros nutrientes.

Dessa forma, quando há uma grande quantidade de CO no sangue, o corpo não consegue processar oxigênio suficiente e pessoa sofre a intoxicação, que pode ser leve ou mortal. O quadro irá depender do tempo de contato com a substância e da quantidade de CO inalada.

Sintomas da intoxicação por inalar gás de cozinha

A intoxicação leve pode provocar falta de ar leve, dores de cabeça, sonolência, enjoos e vômitos. Contudo, a exposição intensa gera confusão mental, falta de ar severa, dor no peito, convulsões, perda da consciência e, por fim, coma e morte, caso não haja socorro.

Situações comuns e como evitá-las

Embora seja perigosa, a intoxicação por inalar gás de cozinha e de outras fontes é mais comum do que imaginamos. Afinal, ela pode ocorrer devido a um vazamento, ventilação indevida de automóveis, aquecedores ou chuveiros a gás ou a querosene e elétricos.

Outra situação é permanecer dentro de um automóvel com o motor ligado em um espaço sem ventilação. Infelizmente, muitas pessoas se suicidam dessa forma, pois a inalação do gás não costuma causar uma morte dolorosa. Estar próximo de incêndios também pode comprometer o sistema respiratório. Por isso, recomenda-se:

  • Fazer manutenções regulares de sistema de encanamento, se você tiver forno, chuveiro ou aquecimento a gás.
  • Manter a válvula do botijão de gás sempre fechada após o uso.
  • Sair o mais rápido possível de um ambiente que contenha vazamento de gás.
  • Instalar sistemas de ventilação adequados em residências e demais espaços de convivência.
  • Colocar detectores de monóxido de carbono para sinalizar possíveis vazamentos.
  • Não deixar sozinhas crianças e pessoas incapazes de sair de um local de incêndio ou de infestação de gás.

Primeiros socorros ao inalar gás de cozinha e de outras fontes

A princípio, casos leves de exposição ao monóxido de carbono costumam melhorar espontaneamente ao sair do local e tomar ar fresco. A pessoa pode demorar alguns minutos para se recuperar. Então, se houver uma ambulância ou primeiros socorros, a equipe médica pode oferecer máscara de oxigênio para acelerar a liberação do CO.

Por outro lado, quadros graves, em que a vítima está inconsciente ou tendo convulsões, o atendimento médico requer oxigênio suplementar ou hiperbárico, pois o corpo precisa eliminar a substância imediatamente. De acordo com o estado do indivíduo, pode ser necessária a internação para avaliar se o monóxido de carbono prejudicou pulmões, coração e outros órgãos vitais.

Referências: MSD Manuals; e Mayo Clinic.

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte