‘Gripe do tomate’: o que é o novo vírus que surgiu na Índia

Saúde
22 de Agosto, 2022
‘Gripe do tomate’: o que é o novo vírus que surgiu na Índia

Um novo vírus foi identificado na Índia. A “gripe do tomate” surgiu em 82 crianças menores de 5 anos no estado de Kerala e Tamil Nadu, no Sul do país. A descoberta teve divulgação na revista científica Lancet. De acordo com o artigo “Surto de gripe do tomate na Índia”, os casos tiveram registros entre 6 de maio de 26 de julho deste ano. 

Os sintomas da gripe do tomate são similares aos da covid-19. Por exemplo: febre, fadiga e dores no corpo. Contudo, o vírus não tem qualquer relação com o SARS-CoV-2. Os cientistas responsáveis pela publicação trabalham com a hipótese de que a condição pode ser um efeito posterior de chikungunya e dengue em crianças. 

Os pesquisadores também investigam se o vírus é uma nova variante da doença “mão-pé-boca”, infecção que atinge crianças e adultos imunocomprometidos. Assim, o tratamento para a gripe é parecido aos dessas doenças: isolamento, paracetamol para febre e dor no corpo, repouso, alta ingestão de líquidos e esponja de água para aliviar a irritação das bolhas. 

De acordo com o Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar, capital de Odisha, na Índia, 26 crianças de 1 a 9 anos também surgiram na cidade. O artigo ressalta que nenhum outro caso foi descoberto em outras regiões do país. 

Por que o nome “gripe do tomate”?

O vírus não tem qualquer vínculo com fruta. A infecção tem esse nome por conta de várias erupções vermelhas e bolhas dolorosas que surgem em todo o corpo, podendo ter o tamanho de um tomate. As manchas são semelhantes às vistas em casos de varíola e não se restringe às crianças, afinal, adultos imunossuprimidos também podem contrair o vírus. 

Os pesquisadores da revista científica afirmam que a condição é rara, está em estado endêmico e não oferece risco de morte. Na Índia, o Departamento de Saúde de Kerala está monitorando a gripe e tentando impedir a propagação em outras áreas do país.

Leia também: Vitamina B12 pode atenuar Covid-19, diz pesquisa

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

mulher-dormindo-em-sono-profundo
Saúde

Como o sono e a saúde emocional podem afetar o diabetes

Imagine uma rotina em que você se alimenta de forma equilibrada, toma os medicamentos conforme a orientação e tenta se manter em atividade.   Ainda assim, passa

mulher-na-cozinha-preparando-refeição
Saúde

Existe uma dieta ideal para quem tem diabetes? Descubra

Depois de receber um diagnóstico de pré-diabetes ou diabetes tipo 2, uma das primeiras perguntas costuma ser: “o que eu posso comer agora?”  Na busca por

mulher-olhando-rótulo-do-alimento-no-supermercado
Saúde

Como interpretar os rótulos de alimentos para quem tem diabetes

Você chega ao supermercado e encontra um refrigerante “zero”, um biscoito “diet” e um iogurte “light”. Mas será que esses produtos são, necessariamente, as melhores opções