‘Gripe do tomate’: o que é o novo vírus que surgiu na Índia

Saúde
22 de Agosto, 2022
‘Gripe do tomate’: o que é o novo vírus que surgiu na Índia

Um novo vírus foi identificado na Índia. A “gripe do tomate” surgiu em 82 crianças menores de 5 anos no estado de Kerala e Tamil Nadu, no Sul do país. A descoberta teve divulgação na revista científica Lancet. De acordo com o artigo “Surto de gripe do tomate na Índia”, os casos tiveram registros entre 6 de maio de 26 de julho deste ano. 

Os sintomas da gripe do tomate são similares aos da covid-19. Por exemplo: febre, fadiga e dores no corpo. Contudo, o vírus não tem qualquer relação com o SARS-CoV-2. Os cientistas responsáveis pela publicação trabalham com a hipótese de que a condição pode ser um efeito posterior de chikungunya e dengue em crianças. 

Os pesquisadores também investigam se o vírus é uma nova variante da doença “mão-pé-boca”, infecção que atinge crianças e adultos imunocomprometidos. Assim, o tratamento para a gripe é parecido aos dessas doenças: isolamento, paracetamol para febre e dor no corpo, repouso, alta ingestão de líquidos e esponja de água para aliviar a irritação das bolhas. 

De acordo com o Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar, capital de Odisha, na Índia, 26 crianças de 1 a 9 anos também surgiram na cidade. O artigo ressalta que nenhum outro caso foi descoberto em outras regiões do país. 

Por que o nome “gripe do tomate”?

O vírus não tem qualquer vínculo com fruta. A infecção tem esse nome por conta de várias erupções vermelhas e bolhas dolorosas que surgem em todo o corpo, podendo ter o tamanho de um tomate. As manchas são semelhantes às vistas em casos de varíola e não se restringe às crianças, afinal, adultos imunossuprimidos também podem contrair o vírus. 

Os pesquisadores da revista científica afirmam que a condição é rara, está em estado endêmico e não oferece risco de morte. Na Índia, o Departamento de Saúde de Kerala está monitorando a gripe e tentando impedir a propagação em outras áreas do país.

Leia também: Vitamina B12 pode atenuar Covid-19, diz pesquisa

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

bebê prematuro extremo
Gravidez e maternidade Saúde

Bebê prematuro extremo: “Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que  nasceu em janeiro com 26 semanas de vida

falta de vitamina D
Alimentação Bem-estar Saúde

Falta de vitamina D: Conheça os 4 sinais que o corpo dá

A falta de vitamina D acaba esbarrando na saúde, causando sintomas característicos. Veja quais são!

Júlia e Camille - Foto por Talita Ciardi
Gravidez e maternidade Saúde

Desafios do puerpério: nasce um filho, surge uma mãe

Apresentadora e modelo Júlia Pereira, que passou pelo seu segundo puerpério recentemente, compartilha os desafios e a beleza dessa fase