Groselha negra: Benefícios e como consumir a fruta

Alimentação Bem-estar
19 de Outubro, 2020
Groselha negra: Benefícios e como consumir a fruta

A groselha negra é proveniente de um pequeno arbusto natural da Europa. Essa é uma fruta rica em antioxidantes e que pode ser usada de muitas formas, além de promover diversos benefícios à saúde. Por exemplo, o fortalecimento da imunidade, o alívio dos sintomas da TPM e muito mais. Sua aparência é similar ao de uma jabuticaba – ambas possuem forte cor roxa.

Uma xícara contendo 112 gramas de groselha negra crua contém aproximadamente 70 calorias.

Benefícios da groselha negra

Imunidade fortalecida e pele saudável

Rica em antioxidantes e vitaminas anti-inflamatórias, como a vitamina C, A e E, a groselha negra promove o fortalecimento da imunidade. Sendo assim, o corpo se torna melhor protegido de doenças e infecções com seu consumo. Não só, seu potencial anti-inflamatório combate a ação dos radicais livres, os responsáveis pelo chamado “estresse oxidativo“, que provoca o envelhecimento precoce da pele. Sendo assim, pode ajudar na manutenção da aparência jovial da pele, além de prevenir problemas como acne.

Leia também: Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele

Groselha negra protege a saúde do coração

Além dos antioxidantes e das vitaminas, é rica em ômega-6, um ácido graxo excelente para a saúde. Os ácidos graxos são popularmente chamados de “gorduras boas”. Por isso, eles auxiliam no controle do colesterol e previnem problemas cardiovasculares, conforme demonstrado em um estudo promovido pela Universidade de São Paulo (USP).

Leia mais: Ômega-3 e ômega-6: Saiba mais sobre as gorduras do bem

Alivia os sintomas da TPM e da menopausa

A TPM pode acompanhar sintomas como cólicas, dores de cabeça e nas costas, bem como graves mudanças no humor. Na menopausa, sintomas comuns são o ganho de peso, ondas de calor e mais. Felizmente, a groselha pode ajudar a aliviar esses sintomas graças à abundância de antioxidantes.

Ajuda a controlar a pressão arterial

A groselha negra pode ajudar a reduzir o risco de hipertensão arterial graças ao potássio, que é um vasodilatador natural que relaxa os vasos sanguíneos e garante um fluxo suave do sangue. Além disso, também pode diminuir a velocidade das plaquetas aglomeradas nos vasos sanguíneos, o que reduz o risco de ataque cardíaco ou derrame. 

Leia também: Comer frutas e vegetais pode aliviar os sintomas da menopausa

Combate gripes e resfriados

Fonte de vitamina C, ajuda a prevenir e tratar doenças como gripe e resfriados. Além disso, inibe a tosse e falta de ar. Em 112 gramas de fruta, é possível encontrar cerca de 203 miligramas de vitamina C (338% dos valores diários recomendados).

Como consumir a groselha negra

  • Cápsulas de suplementação
  • Cruas ou cozidas
  • Em receitas doces bem como salgadas
  • Sucos e shakes
  • Geleias e doces

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas