Menopausa: Importância dos exercícios físicos nesse período

10 de agosto, 2020

Com a meia-idade chegando, as mulheres experimentam uma fase popularmente chamada de menopausa. Um processo natural do corpo feminino, em que ocorre a queda dos hormônios responsáveis pela menstruação e gravidez (estrogênio e progesterona).

Além do fim da menstruação, a menopausa pode trazer diversos efeitos colaterais como alterações no humor, tonturas, dores de cabeça e insônia. Assim, para reduzir esses sintomas indesejados, existem opções como a prática dos exercícios físicos.

Os exercícios físicos em si contribuem tanto para a saúde física quanto mental. Já a prática regular diminui o risco de hipertensão, melhora o colesterol, fortalece os ossos e reduz o risco de doenças como o Alzheimer. Da mesma maneira, os exercícios também liberam endorfinas na corrente sanguínea, responsável pelo bem-estar físico e emocional da mulher durante esse período. 

Especialistas recomendam exercícios aeróbicos o por 30 minutos, cinco vezes por semana, exercícios resistidos (musculação) duas vezes e alongamento incluído todos os dias. Além disso, com a tendência à perda de massa muscular, também é fundamental adotar uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes e verduras. 

Leia também: Como evitar o ganho de peso na menopausa

Melhores exercícios para a menopausa

Caminhada

A caminhada é a atividade física mais acessível, porque pode ser realizada em qualquer lugar. Desse modo, os melhores benefícios estimula a reposição óssea e preserva a elasticidade das artérias e ainda queima calorias, contribuindo para a manutenção do peso ideal. 

Dança na menopausa

Para quem nunca dançou na vida, essa é a hora certa. A dança melhora a coordenação motora, promove o bem-estar e ajuda a queimar calorias. Assim, você pode optar pelas aulas de Zumba nas academias para manter o corpo ativo.

Pilates

Os exercícios de pilates ajudam a melhorar a flexibilidade, postura, o fortalecimento dos músculos e, quando aliada a dieta e outra atividade física com elevado gasto calórico, contribuem para o emagrecimento. 

Musculação 

Quando praticados regularmente, os exercícios de musculação fortalecem os músculos, e controlam a pressão arterial que pode aumentar na menopausa. Portanto, busque ajuda de um profissional da área que irá lhe auxiliar na realização dos movimentos.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.