Zumba: Aula de dança que queima até mil calorias

18 de julho, 2019

Dançar é uma ótima aliada para quem deseja emagrecer e sair do sedentarismo sem precisar pisar em uma academia de musculação. Quem procura uma modalidade para praticar e quer passar longe da monotonia, a zumba pode ser uma boa alternativa.

Com uma música animada, alguns passos simples e bastante agito, em apenas uma hora de aula é possível queimar até mil calorias. Mesmo quem não sabe dançar aprende a executar passos da dança simples misturados a movimentos de ginástica localizada ao som latino e pop.

A zumba surgiu por volta dos anos 1990, criada por Beto Perez. O professor colombiano esqueceu o material da aula e, precisando improvisar com uma única fita cassete com músicas latinas, arriscou alguns passos de dança conciliados com movimentos aeróbicos. Assim, com a crescente aceitação das aulas, Beto começou a aperfeiçoar as coreografias e investir em um diferencial de mercado.

Completa, a zumba ajuda a tonificar pernas e abdômen, e ainda aciona músculos que não são trabalhados em outros esportes. A corrida, por exemplo, tem sempre o mesmo movimento para a frente. Já as coreografias acabam exigindo outras áreas, como os oblíquos e os músculos laterais.

Benefícios

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que ir a três aulas dessa dança por semana pode dar mais disposição às pessoas e aumentar a qualidade de vida. Conheça mais vantagens da modalidade:

  • Acelerar o metabolismo e emagrecer: a aula trabalha exercícios aeróbicos que aceleram os batimentos cardíacos, o que aumenta a queima de gordura;
  • Combater a retenção de líquidos: por melhorar a circulação sanguínea;
  • Fortalecer o coração: o ritmo acelerado aumenta a resistência a esse órgão;
  • Além disso, aliviar o estresse: as aulas são feitas em equipe e com músicas animadas, que liberam o estresse e aumentam o ânimo;
  • Melhorar a coordenação motora: os movimentos ritmados ajudam a dominar o corpo e coordenar os movimentos;
  • Melhorar o equilíbrio: os movimentos que incluem saltos, giros e troca de passos constante;
  • Aumentar a flexibilidade: a aula inclui exercícios de alongar os músculos.

Aula de zumba emagrece mesmo?

Em torno de três meses é possível notar mudanças no corpo, já que a queima calórica de cada aula é alta. Entretanto, os resultados podem variar dependendo do nível de intensidade com o qual o aluno faz os treinos e do preparo físico de cada um.

Modalidades

O programa zumba conta com algumas variações. Mas, cada academia ou professor pode se especializar em alguma ou em todas. 

Zumba ou Zumba Fitness

Conhecida como zumba fitness ou apenas zumba, a aula é a mais tradicional e próxima àquela que originou todo o programa. Ou seja, são usados movimentos de dança, passos simples e um pouco mais elaborados, junto com músicas latinas animadas (geralmente alguma que está bem popular) e o trabalho físico de grupos musculares específicos.

Aqua Zumba

A aula é realizada dentro de uma piscina e trabalha os movimentos da zumba com a resistência que a água produz. Assim, gerando uma atividade que trabalha o corpo de forma global e intensa.

Zumba Gold

Esta modalidade foi feita especialmente para o público idoso. Trabalha com os mesmos ritmos da zumba em sua versão original, mas com a intensidade menor.

Zumba Gold-Toning

Esta prática é uma derivação da versão da Zumba Gold. Mas, aliada com os toning sticks, que são pesos leves. Ela é feita com a finalidade de estimular a força física, postura, mobilidade e coordenação.

Zumba in the Circuit

Esta prática é ainda mais eficaz quem quer perder peso, pois alia os movimentos de dança com o treinamento em circuito. Mas, em vez de uma hora, as aulas duram, em média, 30 minutos e contemplam treinos de fortalecimento que aceleram o metabolismo.

Zumba Kids

Neste tipo são oferecidas aulas direcionadas especialmente para pequenos de 7 a 11 anos. Além disso, essas aulas incluem atividades e jogos.

Zumba Kids Jr.

Muito parecida com a Zumba Kids, esta é realizada com crianças de 4 a 6 anos para que elas tenham um espaço para socializar com outras crianças. Além disso, divertir-se ao som de músicas. 

Zumba Step 

É a junção das aulas com step – pequena plataforma que simula um degrau, com a prática da zumba. Assim, este tipo é indicado para quem procura tonificar e fortalecer as pernas e glúteos.

Zumbini

Foi feito para as famílias que desejam inserir os bebês de 0 a 3 anos em um ambiente que alia diversão, música e ritmos que ajudarão no desenvolvimento infantil.

Leia também: Spinning: Emagrece e define pernas e bumbum

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.