Gripe mal curada pode virar pneumonia ou sinusite? Especialista responde

Saúde
21 de Janeiro, 2022
Gripe mal curada pode virar pneumonia ou sinusite? Especialista responde

Com o recente surto de gripe H3N2 no Brasil, uma variante do vírus Influenza A, muitas dúvidas começaram a surgir a respeito do assunto. A questão da gripe mal curada é uma delas: afinal, se não tratada adequadamente, a condição pode evoluir para casos mais sérios, como pneumonias e sinusites?

De acordo com o infectologista Filipe Prohaska, da Oncoclínicas, primeiramente, vale entender as diferenças entre uma gripe e um resfriado. “Gripe é quando aparecem sintomas clínicos, como febre. Já o resfriado tende a gerar apenas aquele sintoma nasal [coriza, por exemplo]”, diz.

Muitas vezes, uma pessoa teve a gripe, mas no final ficou só com o nariz obstruído e algum outro sintoma associado. “Pode acontecer também de iniciar um quadro gripal, diminuir a imunidade e, logo em seguida, iniciar outro.”

Leia também: Afinal, dormir com o ventilador ligado faz mal para a saúde?

Gripe mal curada pode evoluir para quadros mais sérios?

Sim, o fantasma da gripe mal curada existe, e pode aumentar o risco de outras complicações — como uma sinusite ou até uma pneumonia, por exemplo.

O profissional explica que, no caso da gripe, a infecção é viral (ou seja, causada por um vírus). Se não tratada adequadamente, ela resulta em um quadro inflamatório tão intenso no paciente que abre brechas para complicações e até infecções bacterianas (casos da sinusite e de alguns tipos de pneumonia).

Dá para identificar essa mudança?

“Uma coisa interessante nesses casos de infecção bacteriana pós-doença viral é que há uma mudança clínica — geralmente na cor da secreção”, diz o infectologista. Isto é, o catarro claro e esbranquiçado, típico da gripe, pode se tornar amarelado ou esverdeado. “Isso sugere uma infecção bacteriana e a necessidade de começar com os antibióticos”, esclarece.

Leia também: Anvisa autoriza vacina da CoronaVac para crianças e adolescentes

Como evitar a gripe mal curada?

A resposta é simples: cuidando da sua saúde! “Os tratamentos mais adequados para as doenças virais são os mesmos: hidratação, repouso e medicação para aliviar os sintomas”, afirma Filipe Prohaska.

Contudo, ele complementa que se o paciente fizer parte de algum grupo de risco (crianças muito pequenas, idosos, imunossuprimidos ou gestantes), ele deve procurar uma assistência de saúde para descobrir qual o vírus em questão, além de entender quais os cuidados específicos a serem tomados.

No mais, alguns hábitos no dia a dia são essenciais para deixar o nosso sistema imunológico forte para prevenir e eliminar o vírus:

  • Alimentação adequada;
  • Histórico de exercícios físicos;
  • Boa qualidade do sono.

Leia mais: Agende sua vacina contra a gripe

Fonte: Filipe Prohaska, infectologista da Oncoclínicas.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros