Anvisa autoriza vacina da CoronaVac para crianças e adolescentes

Saúde
20 de Janeiro, 2022
Anvisa autoriza vacina da CoronaVac para crianças e adolescentes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, com exceção ao uso em pessoas com baixa imunidade, também chamados de imunossuprimidos. Dessa forma, a aplicação está liberada para público com ou sem comorbidades (doenças ou condições prévias que agravam a Covid-19).

Embora a Anvisa ainda não tenha determinado quando começa a vacinação, o Estado de São Paulo saiu na frente e já imunizou a primeira criança com a vacina da CoronaVac. Caetano de Jesus Moreira Graça, de 9 anos, foi o primeiro a receber a vacina, em evento realizado em uma escola estadual na capital paulista. Agora, a distribuição de doses, cronograma e alteração de planos dependem dos estados e do Ministério da Saúde.

Leia mais: Vacinação infantil da Covid-19: tudo o que você precisa saber

Como vai funcionar a vacinação com a CoronaVac para crianças e adolescentes?

Primeiramente, a imunização será feita em duas doses, sendo que o intervalo de aplicação entre elas será de 28 dias. Diferentemente da Pfizer, que teve doses reduzidas para atender o público infantil, no caso da CoronaVac a vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação de versão pediátrica.

Aprovação da CoronaVac para crianças e adolescentes

Desde o final do ano passado a Anvisa analisava o segundo pedido de autorização de uso da CoronaVac para crianças e adolescentes. No pedido feito pelo instituto Butantan, porém, as solicitações previam vacinar o grupo de 3 a 17 anos. Porém, a agência optou por aguardar até que mais estudos sejam apresentados sobre crianças abaixo dos 6 anos. Atualmente, o Instituto tem 15 milhões de doses da vacina prontas, disponíveis, refrigeradas para iniciar a imunização.

A CoronaVac já é usada ou foi autorizada em crianças de diferentes faixas etárias em pelo menos seis países, como Hong Kong, Camboja, Chile, China, Colômbia, Equador e Indonésia. começou a vacinar crianças a partir dos 5 anos em novembro

Brasil inicia vacinação para crianças de 5 a 11 anos

Recentemente, iniciou-se no Brasil a vacinação para crianças de 5 a 11 anos, inicialmente com o imunizante da Pfizer. Ainda de acordo com a ANVISA, na vacinação infantil da covid-19 com o imunizante, as crianças receberão uma dosagem menor que a dos adultos. Dessa forma, serão 10 microgramas, enquanto quem tem 12 anos ou mais recebe a dose de 30 microgramas.

Além disso, com o intuito de evitar possíveis confusões na hora da aplicação, o rótulo da vacina para as crianças tem a cor laranja, ou seja, coloração diferente daquela aplicada em adultos.

A vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por 10 semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC. Já a vacina aplicada em pessoas acima de 12 anos pode ser guardada por quatro semanas após o descongelamento. As crianças terão ainda que receber a primeira e a segunda dose da mesma vacina, ou seja, não podem “misturar” as vacinas entre uma dose e outra,

Leia mais: Covid em crianças: Quais os cuidados a serem tomados?

Fonte: G1

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Tratamento para esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Tratamento para esquizofrenia: como funciona?

A adesão ao tratamento é essencial para evitar recaídas e garantir uma vida independente e produtiva

O que é esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

O que é esquizofrenia?

Sintomas incluem alucinações e isolamento social

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais