Gripe H3N2: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Saúde
20 de Dezembro, 2021
Gripe H3N2: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

Atualmente, a gripe H3N2, também conhecida como vírus do tipo A, é uma das principais responsáveis por gripes e resfriados. Com característica sazonal, o vírus costuma circular durante o ano todo, nas diversas regiões do mundo, principalmente no outono e inverno.

O vírus H3N2, que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala, surgiu em Hong Kong, na década de 1960. No entanto, uma nova mutação ocorrida na Austrália está preocupando autoridades médicas. Chamada de Darwin, a variante tem sido a responsável pelo aumento do número de casos no Brasil. Saiba mais sobre essa nova variante, além do tratamento e prevenção da gripe H3N2.

Leia mais: Surto de influenza: Saiba fortalecer o sistema imunológico

Variante Darwin

Um novo surto da gripe H3N2 aumentou o número de casos da doença no Brasil. A alta nos casos chamou atenção pelo período em que ocorre: pouco antes da chegada do verão, período em que picos da doença não costumam surgir. Algumas causas são apontadas, como o relaxamento das medidas de proteção de Covid-19, além da falta de adesão à campanha nacional de vacinação contra a gripe e a ineficácia da vacina contra a nova variante.

Isso porque apesar da imunização atual ter sido projetada para enfrentar a H3N2, ela não protege contra a Darwin. De acordo com o Instituto Butantan, uma nova fórmula do imunizante contra a gripe incluirá a cepa, e deve começar a ser produzida em janeiro, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde.

Como ocorre a transmissão

A gripe H3N2 é um vírus respiratório, ou seja, a transmissão ocorre de forma semelhante como acontece com o coronavírus. Dessa forma, é possível pegar a gripe por meio de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas. Além disso, é ainda mais comum contrair influenza ao tocar em superfícies contaminadas.

Sintomas

Os principais sintomas da gripe H3N2 são:

  • Febre alta – acima dos 38º – e súbita
  • Constipação nasal 
  • Dor de garganta
  • Espirros
  • Coriza
  • Dor no corpo
  • Calafrios
  • Tosse
  • Dor nas articulações
  • Dor de cabeça
  • Moleza

Em alguns casos, pode haver vômito e diarreia, sendo essas manifestações pouco frequentes e mais comuns em crianças.

Como prevenir a gripe H3N2

A vacina contra Influenza é a melhor maneira de prevenir a gripe H3N2. Dessa forma, ela é recomendada para todas as pessoas com 6 meses ou mais, inclusive crianças maiores e adolescentes. Além disso, todos os profissionais de saúde também devem receber a vacina anual, pois ela ajuda a reduzir os riscos relacionados à transmissão do vírus.

Outras maneiras de se prevenir da infecção são lavar sempre as mãos e frequentar ambientes ventilados, além de medidas que se assemelham àquelas adotadas para prevenção da covid-19: uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

Tratamento

O tratamento mais apropriado inclui boa hidratação e repouso. Além disso, remédios analgésicos e anti-térmicos como paracetamol e dipirona podem ser usados para aliviar os sintomas.

Pessoas com alto risco de complicações, como crianças abaixo de 5 anos, idosos, gestantes e portadores de asma, diabetes ou doença cardíaca, por exemplo, devem consultar um médico para avaliar tratamento com antiviral.

Gripe H3N2 e Covid-19: como diferenciar?

A principal semelhança entre as doenças se dá na transmissão: ambas passam pelo ar. Nesse sentido, a gripe H3N2 possui sintomas semelhantes aos da Covid. Por isso, é comum confundir as duas doenças. Para diferenciá-las, é preciso realizar um exame PCR para ter certeza do vírus responsável pela infecção.

Apesar de terem sintomas semelhantes, a gripe tem taxa de letalidade menor, entre 0,1% e 0,2%, enquanto a Covid tem entre 1% e 2%. A diferença também se dá na gravidade dos sinais iniciais da gripe, pois eles são mais fortes do que os apresentados pelas pessoas com Covid que já receberam vacinas.

Leia mais: Agende sua vacina contra a gripe

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.

mãos de mulher separando pílulas ao lado de um prato de salada
Bem-estar Saúde

Suplementar estas vitaminas na menopausa ajuda a aliviar sintomas e prevenir complicações

A partir do climatério, o organismo demanda um aporte de nutrientes ampliado. Confira quais são as melhores vitaminas para a menopausa

equipamentos para dieta enteral
Alimentação Bem-estar Saúde

Guia da dieta enteral (alimentação por sonda): tipos, como fazer e cuidados

Entenda a forma de alimentação para pacientes que não conseguem (ou não podem) comer pela boca