Fucoxantina: O que é, para que serve e benefícios

Alimentação Bem-estar
15 de Março, 2021
Fucoxantina: O que é, para que serve e benefícios

A fucoxantina é um pigmento presente nas algas de cor marrom, como a wakame. Mais especificamente, é um carotenoide. Sendo assim, quando ingerido, o corpo transforma-o em vitamina A, uma vitamina anti-inflamatória. Por isso, a fucoxantina vem sendo usada para fins medicinais, pois beneficia a saúde da pele, do coração e mais.

Benefícios da fucoxantina

Acelera o metabolismo

Primeiramente, a fucoxantina pode atuar na perda de peso. Em resumo, ela ajuda a acelerar o metabolismo. Por isso, ela também pode tratar síndromes metabólicas e a obesidade. Além disso, quando está no corpo ela se transforma em vitamina A, a qual ajuda na queima de gordura corporal.

Leia mais: Como acelerar o metabolismo depois dos 40 anos

Pele saudável

Ainda, ela ajuda a prevenir a inflamação da pele. Basicamente, a inflamação da pele é responsável pelo aparecimento de rugas, acne, manchas e outros problemas. Não só, a fucoxantina pode ajudar no bronze e na hidratação.

Leia também: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele

Controla o colesterol

Não só, o nutriente pode controlar o colesterol. Portanto, favorece a saúde do coração e previne doenças como a pressão alta.

Protege o fígado

Por fim, ela também possui propriedades que protegem o fígado. Ou seja, que evitam doenças que afetam a saúde do fígado, o segundo maior órgão do corpo. Basicamente, o fígado é responsável por regular o metabolismo, por eliminar toxinas do corpo e mais.

Leia mais: Alimentos bons para o fígado

Como fazer uso da fucoxantina

A princípio, sua suplementação é considerada segura. Por isso, é indicada para pacientes de diabetes e de obesidade. Não só, pode ajudar quem deseja perder peso. A suplementação não provoca efeitos colaterais ruins.

Porém, outra forma de consumir a fucoxantina é incluir algumas algas na alimentação. Sendo assim, vale a pena consumir as seguintes algas:

Leia também: Vegetais do mar: Conheça tudo sobre as algas

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

TDAH é hereditário
Bem-estar Equilíbrio

TDAH é hereditário? Entenda quais fatores influenciam o transtorno

Segundo informações do Ministério da Saúde, cerca de 30% das crianças diagnosticadas podem ter um ou ambos pais com o transtorno, mas essa não é a

influenciadora Fany Ramos compartilha o seu antes e depois
Bem-estar Saúde

Vida após a bariátrica: uma jornada de mudanças em prol da saúde

A cirurgia bariátrica abre caminho para uma vida mais saudável e ativa, mas também pede mudanças de hábitos para ser realmente transformadora

TDAH ansiedade e depressão
Bem-estar Equilíbrio

TDAH, ansiedade e depressão: psquiatra explica diferenças

Apesar de serem parecidos, os transtornos mentais reservam suas peculiaridades e tratamentos específicos