Ficar com fome atrapalha o emagrecimento. Entenda
“Ficar com fome durante uma dieta significa que você está emagrecendo”. Já ouviu essa frase por aí? Pois saiba que não é bem assim que funciona: sentir muita fome geralmente só atrapalha o processo de perda de peso.
De acordo com a nutricionista Patricia de Moraes Pontilho, coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, isso acontece porque o corpo pode entender que você está passando por um período de privação alimentar — isto é, falta de acesso à comida.
Então, para compensar, o organismo desacelera o metabolismo com o intuito de economizar energia, o que torna mais difícil queimar o excesso de gordura. Isso sem contar que quanto mais fome sentimos, maiores são as chances de exagerarmos nas próximas refeições.
“Fazer dietas muito restritivas pode deixar a gente com muita fome. É um cardápio difícil de manter, então a chance de desistir e não conseguir seguir é muito alta”, complementa a especialista.
Veja também: Emagrecimento saudável: 30 dicas para perder peso com saúde
Como emagrecer sem ficar com fome?
Realmente, o que promove a perda de peso é o chamado déficit calórico — ou seja, consumir menos calorias do que você gasta diariamente. Mas isso deve ser feito de forma equilibrada e com alimentos fontes de nutrientes essenciais para o corpo, como proteínas, carboidratos e gorduras boas.
Além disso, outras dicas são essenciais para que a dieta não aumente o apetite. Confira:
Preste atenção nos alimentos
Quando o foco está na televisão, na internet, no celular ou no trabalho (e não no prato), é fácil extrapolar. Foque no sabor, no cheiro e na aparência da comida. Se estiver em casa, coma sentado à mesa, com uma música suave ao fundo.
Não exagere na hora de servir
A maioria de nós tende a não querer desperdiçar comida. E aí, quando nos sentimos satisfeitos, mas ainda sobra alguma coisa no prato, geralmente nos forçamos a ingerir tudo.
Por isso, pense muito bem no tamanho da sua fome antes de separar as porções.
Nada de ficar muito tempo em jejum para ficar com menos fome
Se a sua estratégia para comer menos é fazer apenas as principais refeições, vale repensá-la. Ficar muito tempo sem se alimentar faz com que você coma demais assim que tiver a oportunidade.
Isso porque a cada três ou quatro horas, o corpo manda um recado para o cérebro, avisando que precisa de alimento. Além disso, planeje os lanchinhos se for passar o dia inteiro longe de casa — de preferência com muita proteína e fibras, que adiam fome.
Não coma estressado
O nervosismo faz você ingerir mais calorias do que deveria. Por isso, encontre outras formas de lidar com o estresse: converse com um amigo, faça caminhada ou tome uma xícara de chá.
Se perceber que está comendo compulsivamente, anote em um papel o que está sentindo naquele momento. Isso vai ajudá-lo a descobrir quais são seus gatilhos para comer demais e a acionar o freio por um ou dois minutos, tempo suficiente para você conseguir se controlar.
Mastigue bem para ficar com menos fome
O cérebro leva cerca de 20 minutos para registrar que o estômago está cheio. É por isso que quem come rápido pode até se sentir bem no início, mas vai ter um mal-estar mais tarde.
Ademais, experimente comer por etapas — primeiro a salada e depois a carne e os vegetais. E inclua alimentos ricos em fibras no cardápio, pois eles exigem mais mastigação.
Fonte: Patricia de Moraes Pontilho, nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera.