Fases do ciclo menstrual: folicular, ovulatória ou lútea? Entenda cada uma

27 de julho, 2022

A menstruação é um dos temas de destaque quando o assunto é a saúde feminina. Embora para algumas mulheres seja considerado um período desagradável, faz parte de uma das fases do ciclo menstrual, por isso, é fundamental entender cada um deles e como o corpo reage a elas. Saiba mais sobre as três fases: folicular, ovulação e lútea.

Leia mais: Mulheres são mais generosas durante a segunda metade do ciclo menstrual, diz estudo

O ciclo e a menstruação

O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação. Para isso, mensalmente, a camada interna do útero aumenta de espessura, se preparando para que o óvulo seja fertilizado e possa gerar um bebê. Se não ocorrer a gravidez, o óvulo não fecundado é eliminado e a mulher menstrua, marcando o início de um novo ciclo. Entretanto, quando ele é fecundado, a menstruação é interrompida.

Geralmente, a menstruação normal dura de 3 a 7 dias, com intervalos de 28 dias em média, podendo variar de 21 a 35 entre um ciclo e outro. A quantidade de sangramento é bastante variável e depende de diversos fatores, como a quantidade de hormônios que cada mulher produz, o método contraceptivo ou outras medicações que utiliza e a presença ou não de doenças.

O fluxo menstrual tende a ser mais abundante do primeiro ao terceiro dia, diminuindo gradualmente. Pode, ainda, ser fino, líquido ou conter coágulos e resto de membrana, sendo que a cor varia do vermelho-vivo ao marrom-escuro. É comum durante o ciclo menstrual surgirem cólicas. Se elas forem fortes, é importante procurar um especialista para recomendar o tratamento mais adequado.

O ciclo menstrual normal pode variar, mês a mês, dependendo da duração da primeira fase do ciclo. Nos dois anos após o início das menstruações, devido à imaturidade na produção hormonal e a ocorrência frequente de ciclos sem ovulação, é comum algumas adolescentes terem os ciclos irregulares. No entanto, quando essa irregularidade permanece por longo tempo ou ocorre em outra fase da vida da mulher, deve ser avaliada e investigadas as suas causas.

Fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual tem três fases:

  • Folicular: Começa no primeiro dia do sangramento menstrual e dura cerca de 12 dias. A principal característica dessa fase é o desenvolvimento de folículos nos ovários. Nela, os hormônios estrogênio e progesterona estão baixos, enquanto o estradiol e o folículo-estimulante (FSH) aumentam. O período termina com aumento repentino do hormônio luteinizante (LH) e início da ovulação. É comum nesse período surgirem sintomas como cólicas, dor de cabeça e sensação de cansaço.
  • Ovulatória: Nessa fase o hormônio luteinizante (LH) estimula o rompimento do folículo ovariano, fazendo com que o óvulo seja liberado. Dura em média 8 dias e tem o ápice no 14° dia de ciclo, quando ocorre a ovulação, também chamado de período fértil. É comum, nessa fase, ter mais disposição e libido, graças ao hormônio estradiol.
  • Lútea: quando a ovulação chegou ao fim, o folículo vazio estimula a produção de progesterona, engrossando as paredes do útero. Dessa forma, o útero se prepara para receber o bebê, mas se isso não acontece, a produção de estrogênio e progesterona diminui. Como consequência, é normal uma baixa na disposição e energia, abrindo espaço para o aumento do cortisol, um hormônio relacionado à sensação de estresse e irritabilidade, causando a temida TPM. A fase se encerra com o início da menstruação, fechando o ciclo menstrual e iniciando um novo.
fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual e o período fértil

A fertilidade feminina está diretamente relacionada ao ciclo menstrual. Por isso, conhecer as mudanças que acontecem durante esse período é importante tanto para as mulheres que desejam engravidar, quanto para as que não querem. A fecundação pode acontecer apenas nos ciclos menstruais em que houve ovulação e durante o período em que o óvulo está nas tubas uterinas, ou seja, a mulher só pode engravidar durante o período fértil. Mulheres que desejam engravidar devem intensificar as relações sexuais durante essa fase, enquanto aqueles que desejam evitar a gravidez devem usar métodos anticoncepcionais, como as pílulas ou DIU’s.

Como calcular?

A princípio, quando o ciclo menstrual é regular, o período fértil sempre ocorre no mesmo dia. Por exemplo, um ciclo de 28 dias terá seu período fértil no 14º dia, mas um ou dois dias de diferença são normais, inclusive em um ciclo regular. Portanto, nesse caso do ciclo de 28 dias, basta contar 14 dias a partir da data da última menstruação. Desse modo, o período fértil acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias após essa data.

Entretanto, se você utiliza o período fértil para prevenir a gravidez, tome cuidado. A famosa tabelinha, método que utiliza a camisinha apenas nos dias férteis, tem altos riscos de ineficácia. Mesmo conhecendo seu período, é possível engravidar, pois há muitas variáveis que podem alterar o período fértil e não vale contar com esse tipo de método contraceptivo. Utilize métodos contraceptivos seguros (como a camisinha e a pílula anticoncepcional) e converse com seu ginecologista para recomendações personalizadas.

Referências: Agenda da Mulher (Ministério da Saúde), Manual MSD e Febrasgo.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde