Anticoncepcional atrapalha emagrecimento?

Alimentação Bem-estar Movimento
09 de Abril, 2021
Anticoncepcional atrapalha emagrecimento?

A pílula anticoncepcional é um método contraceptivo popular mas que, no entanto, é rodeada por mitos e verdades sobre seus benefícios ou malefícios para a saúde. Uma das crença de que ele é um medicamento que atrapalha o emagrecimento. Será que é mesmo verdade?

No Brasil, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2015, 79% das mulheres usam algum método contraceptivo, como a camisinha, o DIU ou a pílula. Basicamente, no que diz respeito à pílula anticoncepcional, ela altera o funcionamento hormonal do corpo feminino. Por isso, pode ter efeito sobre seu peso também.

O anticoncepcional atrapalha o emagrecimento? Entenda a relação

A princípio, não existem evidências científicas que comprovem a existência de uma relação direta entre a pílula e a gordura corporal. Ou seja, não existe comprovação de que o anticoncepcional atrapalha de fato o emagrecimento. No entanto, em geral, esse método contraceptivo inibe a produção de testosterona, o hormônio masculino.

Em resumo, a pílula anticoncepcional age como um hormônio artificial no corpo. Em geral, elas são constituídas de etinilestradiol, o qual é uma derivação do principal estrógeno natural do organismo.

Sendo assim, esse composto dificulta o ganho de massa magra para as mulheres que fazem uso, de acordo com um estudo da American Physiological Society. Nesse sentido, o anticoncepcional pode atrapalhar a definição do corpo, mas não o emagrecimento em si. Porém, existe relação entre a hipertrofia e o emagrecimento, uma vez que o aumento da massa magra pode ajudar na perda de gordura.

Além disso, a pílula pode causar a retenção de líquido, o que pode dar a impressão de ganho de peso.

Leia também: Síndrome dos Ovários Policísticos: Melhores exercícios físicos

Testosterona x hipertrofia

A testosterona cumpre um papel importante na hipertrofia dos músculos. Basicamente, ele tem ação anabólica, ou seja, ajuda no ganho de massa magra. Não só, ele promove a retenção do nitrogênio nos tecidos, o qual é usado para a síntese de proteínas.

Sendo assim, é fundamental para o funcionamento do metabolismo, para o crescimento de músculos, bem como para o crescimento de células. Por fim, a testosterona também previne o catabolismo, a fase do metabolismo que causa a perda da massa magra. Resumidamente, o catabolismo dos músculos acontece a partir da degradação dos músculos com a finalidade de fornecer energia para o corpo. Ou seja, o corpo se energiza com a perda da massa muscular.

Outras funções da testosterona

  • Protege a saúde do cérebro (efeito neuroprotetor): preserva a função cognitiva
  • Atua na regulação do humor, por isso, sua falta no organismo pode causar sintomas da depressão e da ansiedade (principalmente em idosos)
  • Regula a libido
  • É boa para a memória e para a concentração e foco

Leia mais: Ganhar massa muscular ou emagrecer: O que fazer primeiro?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!