Mulheres são mais generosas durante a segunda metade do ciclo menstrual, diz estudo

21 de junho, 2022

As mulheres são mais generosas na segunda metade do ciclo menstrual, isto é, durante a fase lútea, de acordo com um estudo. Segundo pesquisa desenvolvida pela Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf, na Alemanha, neste período, as mulheres são mais propensas a presentear amigos e parceiros com presentes e bebidas. Entenda como funcionou a pesquisa.

Leia mais: Ciclo menstrual x exercícios: Como deve ser o treino a cada fase

Mudança de comportamento na segunda metade do ciclo menstrual

Os pesquisadores analisaram os hormônios e o comportamento de 129 mulheres com idades entre 18 e 36 anos que não usavam contraceptivos hormonais e que tinham ciclos menstruais regulares. O estudo foi publicado na revista Psychoneuroendocrinology.

Segundo eles, a análise dos hormônios femininos revelaram um aumento na progesterona e a diminuição do estradiol durante a segunda metade do ciclo menstrual.

Essa combinação hormonal, mostra a pesquisa, corresponde a um comportamento mais generoso por parte das mulheres. Por isso, nesta fase, elas tendem a ser mais sociáveis e dispostas a fazer amizades.

De acordo com os pesquisadores, os níveis hormonais do estradiol e da progesterona também estão associados a maior reciprocidade de “ajuda, apoio e proteção”. Esses comportamentos, no entanto, se aplicam aos amigos e familiares, e não a estranhos.

Como ocorre a menstruação?

A menstruação nada mais é do que a descamação do endométrio. Ao longo do ciclo da mulher, que dura em média 28 dias, esse tecido vai ficando mais espesso para acomodar uma possível gestação. Se isso não acontece, inicia-se o ciclo menstrual. A duração do sangramento varia de dois a oito dias.

Às vezes, gestantes têm um pequeno sangramento no início da gravidez, que pode ser confundido com a menstruação. Por isso, vale frisar: qualquer mudança na cor do fluxo, especialmente se vier acompanhada de outros sintomas, deve servir de alerta.

Leia também: Melhores exercícios para evitar cólicas e desconfortos

Sobre o autor

Fernanda Lima
Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde