Melhores posturas de yoga para aliviar a cólica menstrual

16 de julho, 2021

A yoga é uma filosofia milenar que vem tomando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas que buscam qualidade de vida. Isso porque seus benefícios vão desde contribuir para o equilíbrio da saúde mental, até melhorar dores e incômodos físicos. Algumas posturas de yoga podem servir, por exemplo, para aliviar a cólica menstrual.

Yoga para cólica: Como funciona

A prática é milenar e tem seus fundamentos na cultura indiana. Entretanto, traz ensinamentos muito atuais, que buscam fazer o indivíduo olhar para si próprio — e, consequentemente, praticar o autoconhecimento e o autocuidado.

Apesar de não fazer distinções quanto ao gênero, a atividade pode ser uma grande aliada das mulheres. “Ela nos ajuda a lidar com os desafios que enfrentamos ao longo da vida de forma mais madura”, explica a instrutora de yoga Manu Goetz.

Leia também: Yoga: O que é, benefícios e como fazer

Ainda de acordo com a expert, além das posturas (chamadas de Ásanas), a yoga possui Pranayamas: técnicas de respiração consciente. Quando combinadas, elas contribuem para:

Melhores posturas de yoga para cólica

A jornada mensal não é uma das mais prazerosas. Afinal, ela gera desconfortos físicos (como cólicas e dores de cabeça), mudanças de humor e inchaço em alguns casos. Contudo, antes de apostar na melhor posição de yoga para aliviar esses sintomas, Manu faz um convite para as mulheres ressignificarem essa etapa da vida.

Leia também: Yoga emagrece?

“O ciclo menstrual faz parte da essência feminina e oferece, por meio da menstruação, uma faxina do organismo e das nossas energias. Ao mudar a visão sobre esse momento, você trabalha a aceitação e torna tudo mais leve. Te desejo uma linda prática. Namastê!”, finaliza. Dessa forma, já pode começar:

1 – Escolha do mantra

“Escolha um mantra [verso pronunciado em forma de música] para embalar a vibração da sua prática e aliviar dores. Sugiro o Gayatri mantra”, diz a instrutora.

2 – Relaxamento

Sentada, com as pernas cruzadas e a coluna ereta (ou deitada de barriga para cima, se preferir), apoie a mão direita no ventre e a mão esquerda no meio do peito, sentindo o pulsar do coração e o movimento espontâneo do abdômen durante a respiração. Fique assim por alguns minutos. Em seguida, deite do lado direito e fique em posição fetal. Então, envie mensagens de proteção e aconchego ao subconsciente.

Leia também: Kundalini Yoga: Conheça a prática e seus benefícios

3 – Posição de yoga para cólica: Postura da Criança (Balasana)

yoga para colica

Depois, sente-se sobre os calcanhares e os joelhos. Leve o peito às coxas e a testa ao chão. Estenda os braços à frente ou coloque-os para trás (como preferir). “Essa postura de yoga é muito agradável e mantém o abdômen aquecido, diminuindo as tensões dos órgãos reprodutores”.

4 – Posição de yoga para cólica: Postura da Esfinge (Ardha Bhujangasana)

yoga para colica

Deite de bruços, e faça força no assoalho pélvico como se estivesse “fechando um zíper”. Mantenha cotovelos e antebraços no chão, mas vá tirando o peito do chão enquanto abre as escápulas. “Isso melhora o funcionamento dos ovários”, explica Manu.

5 – Posição de yoga para cólica: Cachorro Olhando para Baixo (Adho Mukha Svanasana)

Comece na posição de prancha. Sem mover as mãos, suba o quadril, formando um “V” invertido com a coluna. Lembre-se de deixar os pés no chão por inteiro e relaxar a cabeça entre os ombros.

Se estiver muito difícil, flexione levemente os joelhos, mantendo as costas retas. “Permaneça assim de cinco a 8 respirações. O alívio da pressão abdominal é quase imediato. Além disso, essa postura de yoga garante espaço para as vértebras.”