Yoga: Benefícios da prática para os corredores

Bem-estar Equilíbrio
15 de Outubro, 2020
Yoga: Benefícios da prática para os corredores

A prática milenar de yoga traz diversos benefícios para a saúde mental e física, além de poder ser praticado por pessoas de qualquer idade. Mas, você sabia que também é uma ótima alternativa para os corredores?

Para melhorar o desempenho durante a corrida, é fundamental alinhar a postura corporal. Isso porque com uma boa postura, você será capaz de aprimorar o ritmo, a pisada e reduzir as dores causadas pelos desequilíbrios do corpo. 

Veja os principais benefícios que yoga pode fornecer para corredores:

Previne lesões

Geralmente, os corredores têm excesso de força em alguns músculos, o que cria desequilíbrios musculares que podem afetar a eficiência biomecânica, aumentando os riscos de lesões.

Sendo assim, a prática regular de yoga ajuda no aumento da amplitude de movimento das articulações relacionadas. A flexibilidade obtida nas aulas também diminui a rigidez muscular, contribuindo para um maior equilíbrio.

Leia também: Yoga para iniciantes: Dicas para quem quer começar

Trabalha a força e equilíbrio

Yoga trabalha equilíbrio, força e amplitude de movimento em todo o corpo. Enquanto você realiza as posturas, os grupos musculares intrínsecos – que estabilizam e apoiam o sistema esquelético – são trabalhados. 

Leia também: Ashtanga yoga: O que é, quais os benefícios e como praticar

Respiração consciente

A respiração consciente é o ponto principal de yoga, pois nutre e orienta a prática das asanas (posturas). Com isso, permanecemos mais atentos à mente e às sensações do corpo. 

Ademais, trabalhando a respiração, aumentamos o oxigênio em nosso corpo e criamos um estado mental mais relaxado. Isso ajuda a reduzir a ansiedade e ter mais foco, melhorando o desempenho na corrida.

Reduz o estresse

Como já dito, a respiração é de grande importância na prática de yoga. Um dos grandes benefícios é também alivia a tensão e reduz o estresse

A respiração profunda aumenta a circulação de oxigênio em nosso corpo, nos deixando energizados e relaxados. Portanto, toda tensão acumulada é liberada na prática.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

homem fazendo treino de bíceps
Bem-estar Movimento

Treino de bíceps: exercícios, benefícios e como fazer em casa

Exercícios isolados, multiarticulares e com suporte devem integrar o treino

mulher sentada no sofá com um frasco de vitaminas essenciais para idosos.
Alimentação Bem-estar

7 vitaminas essenciais para idosos e quando suplementar

Com o envelhecimento, a absorção de nutrientes muda, podendo ser necessária a suplementação de vitaminas e minerais para manter a saúde.