O que fazer depois de exagerar na comida
Que atire a primeira pedra quem nunca terminou uma refeição com a sensação de que comeu demais. Exagerar na comida pode acontecer de tempos em tempos — especialmente depois de festas como o Natal.
Mas, nada de desanimar e jogar tudo para o alto depois de exagerar na comida. Seja em um almoço especial em família, festa ou jantar entre amigos, você não está sozinho. Veja dicas sobre o que fazer para voltar aos eixos e se sentir bem:
O que fazer depois de exagerar na comida?
Pare de se culpar
Sentir-se culpado, com pensamentos como “não acredito que fiz isso de novo” ou “estou tão fraco” pode ter um efeito negativo na saúde e nos níveis de estresse.
Em vez disso, pense: “estou feliz por ter experimentado aquela refeição deliciosa” ou “eu me diverti muito conversando com meus amigos e minha família”. Além disso, pergunte a si mesmo se essa é a maneira como você falaria com um amigo ou ente querido. Provavelmente a resposta é não. Praticar a gratidão e ser gentil consigo mesmo também ajuda a promover uma conversa interna positiva.
Além disso, nada de tentar “compensar” as calorias consumidas fazendo restrições alimentares radicais, jejuns prolongados e sem acompanhamento e exercícios extremamente intensos. Essas estratégias podem trazer prejuízos para a sua saúde e estimular comportamentos compulsivos.
Beba muita água
Beber água após uma grande refeição vai ajudar na digestão. Isso porque a bebida pode também prevenir a constipação, especialmente se sua refeição incluir alimentos ricos em fibras.
Faça uma caminhada depois de exagerar na comida
Embora sejamos ensinados a não fazer exercícios depois de comer — e por um bom motivo — você já fez uma caminhada após a refeição e percebeu que realmente é bom? Dar um passeio relaxante depois de exagerar na comida pode ajudá-lo a se sentir um pouco menos empanturrado.
Coma mais fibras na próxima refeição
Quando comemos fibra, ela tem um efeito positivo em nosso intestino, como estimular o crescimento de bactérias “boas”. Essas bactérias boas ajudam a melhorar a função da barreira intestinal, que por sua vez protege nosso fígado e rins de bactérias ruins, para que possam se concentrar em suas outras prioridades.
Faça uma aula de yoga
Não exatamente após exagerar na comida. Mas, praticar yoga com frequência pode ajudar a aliviar o inchaço e a indigestão. Yoga também pode ser usada como medida preventiva, uma vez que ajuda a diminuir os níveis de estresse e a compulsão alimentar, que geralmente andam de mãos dadas.
Considere uma dieta detox após exagerar na comida
Você sabe o que é uma dieta detox? Assim, olhando à primeira vista, a dieta detox não tem muita diferença de uma dieta saudável. Contudo, para cumprir o objetivo de desintoxicar o corpo, o programa aposta em alimentos naturais e exclui os alimentos industrializados e aqueles com alto potencial inflamatório, ou seja, laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados, açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.
Veja também: Dieta detox: Cardápio de três dias para você começar