Caminhada diária também exige alguns cuidados para evitar lesões

21 de julho, 2022

Colocar o corpo em movimento é essencial para a saúde e a qualidade de vida de uma pessoa. Contudo, toda prática de atividade física exige alguns cuidados, até quando falamos de um simples passeio no parque, sabia? Existem algumas dicas de caminhada que fazem toda a diferença para evitar dores, lesões e até problemas mais graves. Confira:

Caminhada gera impacto?

Sim, ainda que em um menor grau quando comparada à corrida, por exemplo. “Por isso é tão comum dores no joelho, no quadril ou na lombar aparecerem de surpresa após essa prática. Quando caminhamos, o solo devolve para o nosso corpo uma carga equivalente a 1,2 vez nosso peso”, alerta a educadora física e mestre em Engenharia Biomédica, Carla Arnoni.

Carla esboça, então, uma conta rápida no que se refere ao peso e ao impacto no solo:

  • Indivíduo com 50kg = 60kg de força de reação do solo;
  • Indivíduo com 80kg = 96kg de força de reação do solo;
  • Indivíduo com 100kg = 120kg de força de reação do solo.

“Essa é a carga que volta do solo para o nosso corpo (músculos e articulações) administrar. Se a pessoa não está forte e coordenada o suficiente para dar conta disso, a caminhada pode sim gerar sobrecarga e desconforto. E perceba que isso é mais impactante conforme o peso aumenta”, adverte ela.

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Para completar, a educadora física propõe algumas dicas para quem deseja iniciar a caminhada de um modo mais eficaz e seguro:

Dicas de caminhada

Tênis apropriado e confortável

Para que seu treino seja eficaz, é importante escolher com calma o tênis que você irá usar. Mas esta pode ser uma tarefa difícil, já que existem milhares opções diferentes no mercado.

Porém, correr com um tênis inadequado é a receita para um desastre, principalmente se você deseja percorrer longas distâncias ou caminhar em terrenos irregulares. Diversas lesões nos pés podem ser resultado de sapatos mal ajustados.

Começar em dias alternados

Um grande erro de esportistas novatos é começar ansioso e com gás máximo. Mas o início de qualquer atividade deve acontecer lenta e gradualmente. Desse modo, você evita dores e lesões.

Aumentar a intensidade com o tempo

Construa sua resistência de maneira suave e seja gentil com sua saúde: se em sua primeira caminhada o percurso durou 20 minutos, por exemplo, da próxima vez tente andar mais rápido para vencer esse tempo. Mas deixe que seu corpo guie o ritmo.

Dicas de caminhada: fortalecer a musculatura

“Os principais grupos musculares a serem trabalhados são os músculos das coxas, dos glúteos e do core (abdômen profundo)”, finaliza ela.

Fonte: Carla Arnoni, educadora física, especialista em Exercício Adaptado e mestre em Engenharia Biomédica.

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