Pular corda: Erros que podem causar dores e lesões

Bem-estar Movimento
30 de Junho, 2020
Pular corda: Erros que podem causar dores e lesões

Apesar de ser uma brincadeira muito comum na infância, pular corda também é um ótimo exercício para se manter em forma e perder calorias, além de ser acessível. No entanto, quando o exercício não é feito da forma correta, podem ocorrer dores e lesões.

Portanto, se você deseja adicionar pular corda na sua rotina fitness, saiba quais são os erros que devem ser evitados:

Curvar os ombros 

Para tornar a atividade mais fácil, muitos tendem a encolher os ombros. Entretanto, isso pode causar dor no pescoço e na região superior das costas. Portanto, mantenha uma postura ereta, com os ombros para trás e afastados das orelhas e engatando as omoplatas.

Isso ajudará a melhorar o alinhamento de toda a coluna enquanto você estiver pulando. Assim, se continuar difícil, você precisará de uma corda mais longa.

Não alinhar a coluna

Ao pular corda, diversas partes do corpo ficam móveis ao mesmo tempo e você pode esquecer de alinhar a coluna, o que contribui para as dores nas costas. O ideal é que seu corpo esteja em uma linha reta da cabeça aos pés, sem que nenhuma parte do corpo fique desalinhada.

Envolva seu tronco ao pular e pense em puxar o umbigo em direção à coluna. Isso ajudará a manter seu corpo alinhado. 

Leia também: Levantar peso ou usar o peso do corpo: O que é melhor?

Bater os pés no chão

Você deve estar se perguntando o que há de errado em bater os pés no chão enquanto pula corda. Ao pular, você deve ficar na ponta dos pés o tempo todo, mas se você não tem força suficiente nos músculos da panturrilha, é provável que se canse rapidamente, fazendo com que os calcanhares batam no chão. Eventualmente, isso pode causar dores nas costas ou rigidez.

Por isso, concentre-se em não tocar os calcanhares no chão. Use as pontas dos pés para entrar no chão para o próximo salto. Além disso, mantenha a rigidez nas pernas ao pular com uma leve flexão nos joelhos.

Leia também: Exercícios físicos salvam cerca de 4 milhões de vidas por ano

Olhar para o chão

Conforme você se cansa, é comum se inclinar e olhar para o chão enquanto pula. Contudo, olhar para a corda à medida que você se cansa pode causar tensão ou desconforto no pescoço e na parte superior das costas.

Para impedir que isso aconteça, enquanto estiver pulando, mantenha a cabeça e o pescoço alinhados com o resto da coluna. Você também pode dobrar levemente o queixo para ajudar a proteger o pescoço da tensão.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia