Levantar peso ou usar o peso do corpo: O que é melhor?

Bem-estar Movimento
22 de Junho, 2020
Levantar peso ou usar o peso do corpo: O que é melhor?

Quem costuma treinar já deve ter se perguntado se existe um momento certo para usar pesinhos ou o peso do corpo, ou quando é mais eficaz apelar para um ou outro método para turbinar os músculos. 

O que pouca gente sabe é que o peso corporal e os pesos regulares nos treinos são usados ​​para propósitos muito diferentes. Então, ao escolher entre os dois, tudo se resume a definir quais são seus objetivos.

Peso do corpo

Não são poucas as atividades que se utilizam apenas do peso corporal, como yoga e ballet. O mais complicado, porém, é que, embora não exijam halteres ou qualquer acessório, essas atividades ainda podem ser desafiadoras. 

O treinamento com peso do corpo traz uma série de benefícios que o levantamento de pesos ​​não oferece. Provavelmente, o aspecto mais importante é o desenvolvimento da consciência espacial e do controle corporal. A capacidade de correr, engatinhar, pular, equilibrar-se com um pé, empurrar e puxar é fundamental para manter a saúde a longo prazo, além de aumentar a coordenação. 

Um dos principais benefícios do treinamento com peso corporal é a mobilidade articular. A capacidade de se concentrar em movimentos finitos expandirá a competência em movimentos brutos (como agachamentos e flexões) e reduzirá o risco de lesões. 

Aliás, usar o peso do corpo é algo que você pode fazer em qualquer lugar. 

Leia também: Qual a proporção ideal de massa magra e massa gorda no corpo?

Levantar peso

O uso de pesos reais é mais útil para quem procura construir músculos. O treinamento com pesos tradicional ajuda a aumentar a força máxima e os hormônios responsáveis pela massa muscular.  

O uso de pesos aplica estresse a tendões e ligamentos semelhantes às forças dos esportes e da corrida. Ao fortalecer o tecido conjuntivo por meio do treinamento com pesos, é menos provável que você se machuque durante um jogo de basquete ou uma corrida. 

E, analisando a saúde e a longevidade, o treinamento com pesos melhora a densidade óssea e mantém a massa muscular magra.

Além disso, ao contrário do uso apenas do peso do corpo, você pode controlar o quanto está levantando e saber quando está ficando mais forte, já que o uso de halteres permite ajustar o peso para desafiar os músculos. 

Leia também: Como perder gordura do braço

Quando usar os dois

Se o objetivo é melhorar a saúde, ser atlético e se sentir bem com a aparência e o movimento, uma combinação de levantamento de peso com o peso do corpo é a melhor aposta. Ao treinar apenas com pesos, por exemplo, a capacidade geral de movimento pode ser limitada.

Além disso, o uso de ambos os métodos aumentará a força relativa e absoluta. Força relativa é o termo usado para descrever a força em relação ao seu peso corporal, significando quantas flexões você pode realizar ou com que velocidade você pode correr um quilômetro. 

Já a força absoluta é uma medida de quanto peso real você pode levantar, uma carga externa, ou seja, usando aparelhos. 

Ambas são medidas muito importantes de condicionamento físico e para a saúde. Então, o ideal seria seguir um treino que permita fazer as duas coisas. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais