Qual a proporção ideal de massa magra e massa gorda no corpo?

20 de setembro, 2019

Conquistar a proporção ideal de massa magra e massa gorda é uma meta fitness de muita gente. Afinal, isso significa ter um corpo mais definido e com músculos em evidência. 

O que é massa magra e massa gorda

É bom entender o que, de fato, é a massa muscular – também chamada de massa magra. E não são apenas, músculos, viu? É a combinação deles com ossos, vísceras e tecidos moles. A gordura, por sua vez, é o que consideramos massa gorda.

Existem vários tipos de dieta voltadas para esse objetivo, e o que elas têm em comum é o aumento da ingestão de proteína, que é um macronutriente importante na construção e manutenção dos músculos. 

Também, a atividade física é fundamental. Converse com seu professor para elaborar um treinamento direcionado para hipertrofia. Pode ser musculação, funcional e qualquer tipo de modalidade que inclua exercícios de força e resistência – músculos saudáveis precisam de ambas as aptidões. 

Ou seja, é errado dizer “eu não tenho massa magra” quando não se está satisfeito com seus padrões corporais. 

Todo mundo tem, só não possui a proporção adequada. Nesses casos, o percentual de gordura se sobressai em relação ao de massa muscular. 

A proporção ideal de massa magra e massa gorda

Mulheres

  • Pouquíssima definição: entre 31% e 40% de gordura
  • Pouca definição: entre 26% e 30% de gordura
  • Definição regular: entre 16% e 20% de gordura
  • Muita definição: 15% de gordura
  • Definição extrema: entre 8% e 12% de gordura

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Homens

  • Pouquíssima definição: entre 26% e 30% de gordura
  • Pouca definição: entre 20% e 25% de gordura
  • Definição regular: entre 15% e 19% de gordura
  • Muita definição: 9% de gordura
  • Definição extrema: entre 3% e 6% de gordura

*A porcentagem ideal de gordura e massa magra pode variar de acordo com o autor utilizado como referência.

Fonte: Milena Lopes, nutricionista da Clínica NutriCilla. Pós-graduada em nutrição clínica pelo GANEP.

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