Pilates para idosos: benefícios e exercícios para a terceira idade

Bem-estar Movimento
31 de Julho, 2023
Pilates para idosos: benefícios e exercícios para a terceira idade

No Brasil, existem cerca de 28 milhões de idosos com 60 anos ou mais, o que corresponde a 13% da população, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia. E embora seja uma fase de sabedoria e experiência, o corpo demanda movimento para se manter ativo e saudável. Contudo, uma atividade vem ganhando cada vez mais espaço entre os idosos por promover saúde e bem-estar, o pilates

Leia também: Pilates: Conheça os benefícios para o corpo e a mente

O que é pilates?

O pilates é uma prática que ajuda a melhorar a flexibilidade, postura e o fortalecimento dos músculos. Além disso, melhora a concentração e a qualidade do sono. Nessa modalidade, a mente e o corpo precisam estar em sintonia. Ou seja, é necessário muito controle da respiração para que os movimentos sejam realizados de maneira correta. 

Dessa maneira, as aulas duram aproximadamente uma hora e possuem gasto calórico entre 200 e 400 calorias. 

Especialmente na terceira idade, o corpo começa a sentir os sinais do envelhecimento, e na maioria das vezes, isso afeta o equilíbrio, a mobilidade, a capacidade circulatória e respiratória.

Por isso, os idosos são mais propensos a quedas, tropeços e dificuldades para executar as tarefas do dia-a-dia. Mas com o pilates, os idosos podem ficar mais ativos e com mais tranquilidade para desempenhar as suas atividades cotidianas. 

Leia também: Pilates emagrece? Como usar a prática para emagrecer

Benefícios do pilates para idosos

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças crônicas como o diabetes e o câncer, por exemplo, afetam cerca de 40% dos idosos no Brasil. Neste contexto, é fundamental que a população na terceira idade busque cuidar da saúde.

Assim, ao contrário do que muitos podem pensar, o pilates para idosos é sim recomendado e, no geral, pode ajudar no tratamento das seguintes condições:

  • Osteoporose: os movimentos ajudam a aumentar a densidade óssea, na coluna e nos quadris;
  • Artrite: o pilates reduz a compressão das articulações, mantendo uma amplitude de movimentos ao redor delas e diminuindo as dores.

Outros benefícios 

  • Aumento da resistência física e mental;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Corrige problemas posturais;
  • Proporciona concentração;
  • Tonifica a musculatura;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Promove menor atrito nas articulações;
  • Alivia dores musculares;
  • Promove relaxamento e bem-estar;
  • Ajuda no controle de peso.

Pilates para idosos: exercícios com bola (Fitball)

Criss Cross Adaptado: deitado, mantenha os joelhos flexionados e mãos atrás da cabeça. Então, apoie a bola entre as pernas, próximo do calcanhar. Em seguida, eleve o tronco e leve o joelho direito ao cotovelo esquerdo enquanto estende a perna esquerda. Repita alternando os lados. 

Spine Stretch Adaptado: sentado confortavelmente na frente da bola suíça, mantenha as pernas com os cotovelos levemente flexionados e as palmas das mãos apoiadas na superfície da bola. Por fim, inspire e inclua a coluna vertebral até atingir a posição neutra e alongada. 

Teaser Unilateral: Sente-se na bola com costas retas, segure-a perto do peito. Incline o tronco para trás e levante uma perna estendida formando um “T” lateral. Então, retorne à posição inicial e repita com a outra perna. 

The Crab: sentado no chão, mãos atrás do corpo com os dedos apontando para fora. Em seguida, levante o quadril, formando um arco, com os pés e mãos apoiados. Alongue pernas, peito e ombros. Por fim, volte à posição inicial e repita para fortalecer o core e melhorar a flexibilidade.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

chá de hortelã-pimenta
Alimentação Bem-estar

Chá de hortelã: conheça os benefícios da bebida

O chá de hortelã-pimenta é uma bebida deliciosa, para ser saboreada a qualquer hora do dia