Pilates para idosos melhora a qualidade de vida

3 de junho, 2022

Ao longo do tempo as pessoas vão envelhecendo e é comum surgir mudanças no corpo. Como por exemplo, redução do equilíbrio, da mobilidade, capacidade circulatória e respiratória, aumento de quedas, mudanças de humor, entre muitos outros. Por isso, é indicado o pilates para idosos para manter a saúde e bem-estar.

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 28 milhões de idosos no país (60 anos ou mais), correspondente a 13% da população.

O que é pilates?

O pilates é uma prática que ajuda a melhorar a flexibilidade, postura e o fortalecimento dos músculos. Além disso, melhora a concentração e a qualidade do sono. 

No pilates, a mente e o corpo precisam estar em sintonia. Ou seja, é necessário muito controle da respiração para que os movimentos sejam realizados de maneira correta. 

Dessa maneira, as aulas duram aproximadamente uma hora e possuem gasto calórico entre 200 e 400 calorias. Mas, tal resultado depende dos exercícios realizados. 

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Benefícios do pilates para idosos

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças crônicas como o diabetes e o câncer, por exemplo, afetam cerca de 40% dos idosos no Brasil. Neste contexto, é fundamental que a população na terceira idade busque cuidar da saúde.

Assim, ao contrário do que muitos podem pensar, o pilates para idosos é sim recomendado e, no geral, pode ajudar no tratamento das seguintes condições:

  • Osteoporose: os movimentos ajudam a aumentar a densidade óssea, na coluna e nos quadris;
  • Artrite: o pilates reduz a compressão das articulações, mantendo uma amplitude de movimentos ao redor delas e diminuindo as dores.

Benefícios gerais

  • Aumento da resistência física e mental;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Corrige problemas posturais;
  • Proporciona concentração;
  • Tonifica a musculatura;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Promove menor atrito nas articulações;
  • Alivia dores musculares;
  • Promove relaxamento e bem-estar;
  • Ajuda no controle de peso.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.