Pilates emagrece? Como usar a prática para perder peso

Bem-estar Movimento
27 de Julho, 2023
Pilates emagrece? Como usar a prática para perder peso

Recomendado para quem quer cuidar do corpo, o pilates foi criado em meados da década de 1920, pelo alemão Joseph Pilates. A prática ajuda a melhorar a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos, mas os impactos do exercício na rotina vão além do físico. A atividade contribui para uma melhora na concentração e também na qualidade do sono. Mas, será que pilates emagrece? Confira a seguir!

Veja também: Pilates: conheça os benefícios para o corpo e a mente

Afinal, pilates emagrece?

A prática do pilates é capaz de tonificar os músculos de várias áreas do corpo, como pernas, braços, abdômen e glúteos. Além disso, o pilates também ajuda a acelerar o metabolismo, o que acelera a perda de gordura e pode contribuir com o emagrecimento.

Contudo, vale lembrar que nenhum exercício físico sozinho consegue resultados significativos no emagrecimento. No caso do pilates, por exemplo, os verdadeiros e duradouros resultados ocorrem quando aliado à realização de atividades aeróbicas e uma dieta balanceada.

Uma grande vantagem da atividade é que ela contribui para definir (além de relaxar) a musculatura, como mostrou uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

De acordo com o estudo, o alongamento específico do pilates é capaz de ampliar o volume da massa muscular na área trabalhada quando sustentado por 60 segundos, repetido em intervalos curtos e, de preferência, feito todos os dias. 

Assim, a técnica oferece de fato muitos benefícios para o corpo e a mente, atendendo a necessidades de públicos bem distintos, como atletas, bailarinos, idosos, gestantes e pessoas em reabilitação.

Quantas calorias dá pra queimar com o pilates?

Enquanto uma hora de pilates elimina, em média, 200 calorias, uma corrida moderada na esteira no mesmo tempo queima o dobro, cerca de 400. Mas isso não significa que é impossível eliminar a gordura. Um estudo conduzido na Universidade de São Paulo demonstrou bons resultados na perda de peso, uma vez que a atividade contribuiu para a melhora da composição corporal em pessoas com obesidade.

A verdade é que o pilates pode ser um primeiro passo para esse pessoal sair do sedentarismo ou servir como coadjuvante para treinos mais intensos.

Quanto tempo leva para ver resultados no pilates?

Para se alcançar bons resultados com a modalidade, é preciso ter constância de, no mínimo duas sessões por semana. Com essa frequência, os resultados podem aparentam logo no primeiro mês, com a melhora do alongamento, postura corporal, diminuição das dores e até diminuição do estresse. Outros benefícios do pilates se estendem a uma melhora da consciência corporal e aumento da coordenação motora.

Além disso, os resultados podem ser ainda melhores em conjunto com outra modalidade, como musculação, corrida, natação etc. 

Leia também: Por que estresse causa ganho de peso? Entenda a relação

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor