Ritual da Gratidão: Mesmo em 2021, há motivos para agradecer

13 de dezembro, 2021

O ano de 2020 será lembrado para sempre na história: foi neste ano que nos  deparamos com um inimigo invisível, o qual ainda hoje estamos lutando para ser  combatido. Não saímos ilesos, todas as adaptações deste período certamente nos  marcaram profundamente. Falo como uma “sobrevivente” e psicóloga: presenciei nesses dois âmbitos os reflexos dessa crise na saúde emocional. 

E 2021 não foi muito diferente. Sentimos o cansaço de 2020, sentimos um misto de emoções entre perder e manter a esperança no presente e no futuro. Vivemos momentos tristes, nos quais a alegria surgia, mesmo que ainda em alguns momentos ela não era suficiente para manter os ânimos renovados. 

Mas, quero mostrar que, mesmo com tantas provações, ainda há motivos para se manter  positivo e praticar a gratidão. Para me lembrar dos motivos, costumo fazer o chamado Ritual da Gratidão, que consiste em agradecer mês a mês os eventos mais marcantes daquele período. Você pode usar fotos, mensagens, etc, para ter uma melhor visualização  da linha do tempo. 

O intuito do Ritual da Gratidão é se reconectar com cada experiência vivida, resgatando as alegrias, medo,  insegurança, realizações. Agradecendo por tudo. Sim, mesmo as dores, e desafios. Afinal, por meio das adversidades, vieram os ensinamentos. Após uma reflexão mais cuidadosa, cada momento de 2021 pode ser interpretado como mais uma oportunidade de  aprendizado e maturidade. 

Esse balanço é importante para termos mais confiança na jornada, nos mantermos  positivos, além de auxiliar no planejamento das metas para 2022. E já sugiro uma meta  para incluir em sua listinha: praticar a gratidão todos os dias. 

Juliana Sato