Endro: O que é, benefícios da erva e como fazer o chá
O endro é uma erva aromática da mesma família da salsa e da cenoura. Originária da Europa, tanto suas folhas como suas sementes podem ser utilizadas, como temperos, para fazer chá e também para fins medicinais.
Assim como a salsa, o endro é rico em fibras, vitaminas e minerais, principalmente o ferro. Suas propriedades são ricas em benefícios. Por isso, a erva é também usada para fins medicinais, especialmente para ajudar na digestão.
Endro: O que é e benefícios
Fortalece a imunidade
Fonte de ferro e vitaminas, a erva é excelente na prevenção de doenças como a gripe e resfriados. Não só, é benéfica para o tratamento, bem como a prevenção de anemia, devido à abundância em ferro. Ainda, é rico em flavonoides, poderosos antioxidantes naturais.
Ajuda na digestão
Ricas em fibras, suas folhas – e o chá da qual são feitas, são excelente ajuda na hora da digestão. Portanto, beneficia a saúde da flora intestinal e, consequentemente, facilita o emagrecimento.
Leia também: 5 temperos comuns que ajudam na digestão
Pele jovem e bela
Rico em vitamina C e poderosa ação diurética, o endro ajuda a manter a pele bela, hidratada e jovial. Nesse sentido, combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, bem como ajuda na eliminação de toxinas, por vezes responsáveis pelo aparecimento da acne. Também, pode ser eficiente no tratamento de queimaduras e infecções na epiderme.
Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha
Como consumir endro
Por fim, endro pode ser utilizado como tempero, nas mais diversas receitas, substituindo ou complementando a salsa e demais ervas. Ainda, pode ser usada para o preparo de um poderoso chá, cheio de benefícios à saúde.
Chá de endro emagrece?
O chá de endro é a bebida preparada a partir da fervura da erva aromática chamada endro, que é parecida com a salsa e cheia de boas propriedades. Por isso, o consumo deste chá pode beneficiar a saúde.
O endro é rico em fibras, vitaminas como a C e minerais, principalmente ferro.
Cuidados no consumo
Ainda que seja benéfica, é preciso ter alguns cuidados na hora de consumir essa erva. Por isso, não é recomendado que mulheres grávidas ou crianças com menos de 6 anos façam uso da endro. Ainda, pacientes de diabetes também devem evitar seu consumo, visto que suas propriedades podem agir de modo que diminuam excessivamente o nível de açúcar no sangue. Nesse sentido, é sempre aconselhável consultar previamente um profissional da saúde responsável e de confiança.