Dor no nervo ciático: Mike Tyson é fotografado em cadeira de rodas

Saúde
31 de Agosto, 2022
Dor no nervo ciático: Mike Tyson é fotografado em cadeira de rodas

Imagens do lutador de boxe Mike Tyson em uma cadeira de rodas, no Aeroporto Internacional de Miami (EUA), têm repercutido no Twitter. A causa foi comentada recentemente no Daily Mail, o qual disse que o esportista estava enfrentando uma crise de dor no nervo ciático. Mais tarde, ele veio a confirmar o caso em entrevista ao “Newsmax TV”, programa de TV estadunidense.

“Tenho ciática e de vez em quando aparece esse problema. Quando ela começa, não consigo nem falar. Graças a deus é o único problema de saúde que tenho. Estou esplêndido agora”, comentou Mike durante o bate-papo.

Ademais, saiba mais sobre o incômodo trazido pelo lutador de boxe!

Leia mais: Dor nas costas? Principais motivos, como prevenir e exercícios!

Outros sintomas além da dor no nervo ciático

O ciático é o maior nervo do corpo humano e ele nasce em diferentes raízes nervosas que saem da região da lombar. Assim, a sua principal função é controlar as articulações do quadril, joelhos e tornozelos, bem como os músculos das pernas e dos pés.

Não por acaso, de acordo com o ortopedista Diniz Ricardo Dei Ricardi, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional do Rio Grande do Sul (SBOT-RS), a dor ciática começa na lombar e pode irradiar tanto para o lado esquerdo quanto direito do corpo. Inclusive, o incômodo pode acometer os dois lados ao mesmo tempo.

Além da dor, outros sintomas caracterizam o quadro de quando o ciático é comprimido e/ou está inflamado. São eles:

  • Formigamento nos membros inferiores;
  • Perda de força no lado afetado pela dor;
  • Sensação de choques elétricos no glúteo e nas pernas;
  • Alteração dos reflexos.

Leia mais: 5 sinais de que você deve procurar um ortopedista

Principais causas da dor no nervo ciático

Em suma, o motivo mais comum da dor ciática é a presença de hérnia de disco. Ainda assim, ela também pode estar associada a outras causas, como lesões, traumas, fraturas, tumores, osteoartrite, síndrome do piriforme e entre outras.

Fatores de risco

Dentre as pessoas que estão mais suscetíveis a terem dor no nervo ciático, citam-se aquelas que são sedentárias. “Isso porque elas não têm uma musculatura para suportar o peso do dia a dia”, esclarece Dr. Diniz. O oposto também acontece, ou seja, indivíduos que praticam exercícios físicos extremos e profundamente intensos podem acabar desenvolvendo a dor ciática.

Vale ter em mente que quem tem sobrepeso bem como obesidade também possui mais probabilidade de desenvolver o quadro, uma vez que o organismo tem dificuldade em sustentar o excesso de peso.

Por fim, outro grupo que também faz parte de pessoas mais suscetíveis a esse quadro é o de mulheres grávidas, uma vez que elas passam por modificações posturais conforme a barriga vai crescendo ao longo dos nove meses. Portanto, para suportar essa carga extra, os músculos e nervos acabam sendo pressionados, como é o caso do ciático.

Os principais tratamentos para a dor no nervo ciático

O primeiro passo para contornar a dor ciática é descobrindo a sua causa. Depois disso, o médico pode entrar com remédios analgésicos bem como anti-inflamatórios para amenizar o incômodo. Infiltrações com corticoide também podem fazer parte da intervenção dependendo do que o especialista verificar.

Além disso, o ortopedista pode vir a recomendar o uso de compressas quentes (ou frias, dependendo da avaliação médica) para diminuir a dor bem como encaminhar o paciente para a fisioterapia.

Leia mais: Exercícios para diminuir as dores no nervo ciático

Afinal, o que fazer para evitar essa dor?

Segundo o ortopedista consultado, a vida saudável é a melhor maneira de evitar a dor ciática. Portanto, recomenda-se uma alimentação balanceada bem como a prática de exercícios físicos de intensidade moderada – sem migrar para os extremos – a fim de que os músculos sejam fortalecidos.

Fonte:

  • Dr. Diniz Ricardo Dei Ricardi, médico membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional do Rio Grande do Sul (SBOT-RS);

Referências:

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show