Hábitos do dia a dia que causam dor na coluna lombar

Bem-estar Movimento
10 de Maio, 2022
Hábitos do dia a dia que causam dor na coluna lombar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que quase 80% da população mundial já teve ou terá dor na coluna lombar em algum momento da vida. O problema, aliás, é a segunda maior causa das idas aos médicos, perdendo apenas para a cefaleia (dor de cabeça). Isso acontece porque hábitos comuns no dia a dia, apesar de parecerem inofensivos, são extremamente prejudiciais e desencadeiam a dor lombar.

A condição, se não cuidada, pode evoluir para quadros crônicos e prejudicar a vida social do paciente — gerando afastamento do trabalho e incapacidade física, por exemplo. Mas por que tanta gente sofre com ela? A resposta pode estar no estilo de vida da sociedade atual — com o agravante da pandemia. A seguir, o médico ortopedista Dr Luiz Felipe Carvalho, de Porto Alegre, explica melhor:

Hábitos do dia a dia que causam dor lombar

1 – Má postura no trabalho

“A maioria de nós, hoje, passa o dia todo em frente ao computador. E o tamanho e a posição da tela podem prejudicar não só a lombar, como a coluna toda”, explica o especialista. E ficar o dia todo em uma posição errada faz com que o corpo compense o peso em outras regiões, sobrecarregando também ligamentos e músculos.

“O ideal é a tela estar na altura dos olhos — você não deve olhar para baixo —, a coluna ereta e a lombar apoiada na cadeira”, recomenda.

2 – Sedentarismo

“O sedentarismo leva à sarcopenia (perda muscular). Isso vai interferir nas dores.”

3 – Por outro lado, exercícios errados

De acordo com o médico, tanto atividades de impacto (como caminhada e corrida) quanto simples agachamentos na academia, quando feitos de modo incorreto, pioram a questão, uma vez que você pode estar apoiando o peso em locais errados.

“Invista em um tênis adequado e realize uma avaliação com um profissional. Afinal, determinadas práticas podem não ser as mais indicadas para o seu caso.”

4 – Hábitos que causam dor lombar: alimentação inflamatória

Uma dieta rica em itens que inflamam o corpo (como açúcar, álcool, industrializados…) prejudica a manutenção e o ganho de músculos — e isso pode sobrar para a lombar, como já explicado.

5 – Segurar crianças muito grandes no colo (e pegá-las incorretamente)

Quem não ama um bom colinho, não é mesmo? Infelizmente, o ato mantido por muitas horas pode provocar dor lombar, principalmente se o pequeno tiver mais que 10% do seu peso corporal. O mesmo vale para apoiar a criança em apenas um dos lados do quadril.

Na hora de tirar o bebê do chão, lembre-se de flexionar as duas pernas e agachar — se você apenas dobrar o tronco, estará sobrecarregando a região.

6 – Hábitos que causam dor lombar: uso constante de salto alto

Isso pode até parecer inofensivo. Mas até a posição dos pés afeta a sua coluna. No caso dos calçados de com salto, a pessoa que os usa tende a jogar a lombar para trás. Com o tempo, o problema pode gerar lordose e dores.

Fonte: Dr Luiz Felipe Carvalho, médico ortopedista de Porto Alegre.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher fazendo o exercício stiff unilateral na academia
Bem-estar Movimento

Stiff unilateral é melhor que o tradicional?

Será que vale a pena trocar o stiff convencional por sua variação unilateral? Descubra a resposta e veja como fazer corretamente para evitar lesões

proteína vegetal
Alimentação Bem-estar

Proteína vegetal: o que é, benefícios e alimentos ricos

Com foco em fontes vegetais, como leguminosas, grãos e sementes, as proteínas vegetais oferecem uma alternativa saudável e acessível.

bebê dormindo no berço
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Soneca do bebê: quantas horas ele deve dormir por dia?

Os períodos de soneca do seu bebê durante o dia são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e a produção de hormônios do crescimento