Doença do movimento: condição causa enjoo durante as viagens

Saúde
25 de Fevereiro, 2022
Doença do movimento: condição causa enjoo durante as viagens

A doença do movimento é um problema comum que pode atingir pessoas que viajam de carro, barco ou avião. Todos são suscetíveis ao movimento gerado por esses transportes, no entanto, a condição é mais comum em crianças e mulheres grávidas.

A cinetose ou a tontura do movimento é a incompatibilidade entre o movimento que se vê e o que é percebido pelos órgãos que compõem os ouvidos, responsáveis pelo nosso equilíbrio. Dessa forma, essa oscilação repetitiva do corpo, durante viagens curtas ou longas, causam o mal-estar, conhecido como o famoso enjoo.

“Não necessariamente o movimento real é requisito para a manifes­tação desta desordem no aparelho vestibular, ou seja, órgãos que compõem o ouvido. A mera percepção de estar se movendo já pode resultar em doença do movimento”, comenta Dr. Olavo Mion, médico otorrinolaringologista. O especialista ainda explica que mulheres e gestantes têm quadros mais graves de cinetose. Além disso, crianças menores de dois anos são menos sensíveis. Entre os pequenos, os picos ocorrem entre 3 e 12 anos, já indivíduos com ansiedade, claustrofobia e enxaqueca têm mais risco de desenvolver a doença.

Causas da cinetose

As causas da cinetose ainda não são totalmente conhecidas. Apesar da maior parte dos casos não representar algo grave, em algumas pessoas essa condição pode estar ligada às doenças otoneurológicas. Por isso, é importante buscar uma avaliação médica.

Além dos movimentos em meios de transportes, outros fatores também podem levar a cinetose, como os estímulos visuais de realidade virtual e brinquedos de parques de diversão, como roda-gigante e montanha-russa, por exemplo.

Sintomas e tratamento da doença do movimento

A cinetose causa náuseas, aumento da salivação, dor de cabeça, visão turva, tontura sem vertigem e sonolência. Assim, para realizar uma viagem confortável, o tratamento mais efetivo para a doença do movimento são anti-histamínicos e anticolinérgicos, principalmente quando combinado aos com cuidados ambientais e comportamentais, como evitar movimentos bruscos, ingerir bebidas alcoólicas, além de evitar alimentos gordurosos, como frituras, por exemplo. Também é recomendado que a pessoa não olhe diretamente para telas ou aparelhos eletrônicos.

Como prevenir os sintomas

Confira algumas medidas preventivas que podem ser realizadas para amenizar ou evitar estes sintomas:

  • Não ler ou mexer em objetos eletrônicos durante a viagem;
  • Manter a visão focada em um ponto no horizonte, ou seja, não viajar olhando para os lados;
  • Procurar local adequado para sentar onde os estímulos sejam menores, como frente do carro, banco do meio no ônibus, meio do barco ou sobre as asas do avião, por exemplo;
  • Comer pouco antes da viagem;
  • Evitar refrigerantes, bebidas estimulantes ou alcoólicas;
  • Evitar fumar durante a viagem;
  • Quando viajar de carro, parar por alguns minutos até os sintomas desaparecerem ou abrir a janela para aumentar a ventilação.

Fonte: Dr. Olavo Mion, médico Otorrinolaringologista (CRM – SP: 75.231).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite