Como diminuir a vontade de comer doces – dicas

25 de outubro, 2019

Aquele desejo de comer doces de vez em quando é normal, mas o problema começa quando a necessidade de comer alimentos açucarados se torna incontrolável e frequente – uma vontade que faz a gente devorar a caixa inteira de bombom em segundos.

Com a ingestão exagerada de doces, o organismo torna-se vítima de um efeito gangorra, no qual os níveis de açúcar no sangue sobem e descem desequilibradamente.

Assim, muitas pessoas sentem uma necessidade tão intensa de comer doces que precisam adoçar o chá, colocar mel na banana, deixar o café bem docinho. Mas, alguns vão ainda mais além, e não conseguem comer nenhuma fruta mais cítrica ou ácida, como kiwi ou morango.

O açúcar provocam aumento rápido da glicose e, consequentemente, uma queda rápida também. Isso faz aumentar a vontade de ingerir mais desses alimentos, gerando a chamada compulsividade

A boa notícia é que com algumas atitudes simples e fáceis é possível quebrar esse padrão de comportamento e diminuir a vontade de comer doces. Confira: 

Leia também: Compulsão alimentar: Como identificar e controlar esse distúrbio

Como diminuir a vontade de comer doces

Inclua vegetais amargos e azedos na dieta

Rúcula, agrião, jiló, acelga, bertalha, chicória, endívia, rabanete, alho poró, cebolinha, coentro, hortelã e salsinha são os mais indicados. “Não precisa comer um pratão de rúcula com jiló, mas incluir esses vegetais na sua salada habitual já vai agregar um sabor diferenciado”, explica Paola Cariello, nutricionista especializada em nutrição funcional da Clínica Patrícia Davidson. 

Consuma chás, sucos e café sem adoçar em vez de comer doces

No início pode ser complicado, mas vá fazendo o “desmame” aos poucos. “A cada três dias, reduza a quantidade de açúcar e adoçante. Essas bebidas são amargas por natureza, então o ideal é aprender a apreciá-las do jeito que elas são”, diz a especialista.

Invista em frutas ácidas e azedas

Limão, maracujá, morango, kiwi, abacaxi, frutas vermelhas… “Comece incluindo no dia a dia água com limão. Depois, você já estará comendo maracujá de colher sem adoçar”.

Beba água sempre que bater a vontade de comer doces

A nutricionista explica que a falta de água desequilibra o organismo. A fome/vontade de comer pode ser confundida pelo nosso corpo como sede. “Lembre de beber mais água ao longo do dia, podendo até ser com limão”. 

Tempere com especiarias anti-inflamatórias

Canela, alecrim, cúrcuma, pimenta rosa, gengibre… “Da mesma maneira que fomos acostumados ao sabor doce desde pequenos, também podemos mudar e adaptar nosso paladar para alimentos mais ácidos, azedos e amargos”, finaliza. 

Leia também: Bulimia: O que é, sintomas e tratamentos

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.