Dieta Sirtfood: Cardápio com os alimentos sirtfood

Alimentação Bem-estar
03 de Outubro, 2019
Dieta Sirtfood: Cardápio com os alimentos sirtfood

Novas dietas parecem surgir regularmente, e a Dieta Sirtfood, ou dieta sirt, é uma das mais recentes. Assim, o plano alimentar ficou famoso por incentivar o consumo de alimentos como chocolate e vinho. Mas, seus criadores insistem que não é uma moda passageira. Pois, para eles, os “sirtfoods” (alimentos liberados na dieta) são o segredo para desbloquear a perda de gordura e prevenir doenças.

O que é a dieta Sirtfood

Aidan Goggins e Glen Matten, dois nutricionistas de celebridades que trabalhavam em um consultório particular no Reino Unido, desenvolveram a Dieta SIRT. Assim, eles anunciam a metodologia como um novo e revolucionário plano que funciona ativando seu “gene magro”.

Essa dieta ficou famosa por ter sido escolhida pela cantora Adele. Ela é baseada na pesquisa de enzimas sirtuínas (SIRTs), um grupo de sete proteínas encontradas no corpo que demonstram regular uma variedade de funções, incluindo metabolismo, inflamação e expectativa de vida. Assim, certos compostos podem ser capazes de aumentar o nível dessas proteínas no organismo. Ou seja, os alimentos que as contêm foram denominados “sirtfoods”.

Leia também: Chá, vinho tinto e chocolate amargo podem ajudar a prevenir duas doenças sérias

A lista dos “top 20 sirtfoods” fornecidos pela dieta sirtfood

  • Couve
  • Vinho tinto
  • Morango
  • Cebola
  • Soja
  • Salsinha
  • Azeite virgem extra
  • Chocolate amargo (85% cacau)
  • Trigo sarraceno
  • Nozes
  • Rúcula
  • Pimenta de olho de pássaro
  • Levístico
  • Chicória vermelha
  • Blueberrie
  • Alcaparra

Portanto, a dieta combina tais alimentos e restrição calórica, os quais podem desencadear o corpo a produzir níveis mais altos de enzimas sirtuínas. Além disso, os criadores da dieta afirmam que seguir a dieta SIRT levará a uma rápida perda de peso, mantendo a massa muscular e protegendo o corpo de doenças crônicas.

A dieta é dividida em duas fases:

Fase 1

A primeira fase dura sete dias e envolve restrição calórica e muito suco verde (confira a receita abaixo). Destina-se a iniciar a perda de peso e alega eliminar 3,2 quilos em sete dias. Mas, durante os primeiros três dias da fase um, a ingestão de calorias é restrita a mil calorias – você bebe três sucos verdes por dia mais uma refeição. Além disso, todos os dias você pode escolher entre as receitas do livro A Dieta Sirt, que envolvem sirtfoods como parte principal da refeição.

Exemplos de refeições incluem tofu com cobertura de missô, omelete ou um refogado de camarão com macarrão de trigo sarraceno.

Porém, nos dias 4-7 da fase um, a ingestão calórica é aumentada para 1.500. Assim, isso inclui dois sucos verdes por dia e mais duas refeições ricas em sirtfoods, que você pode escolher no livro.

Fase 2

A fase dois dura duas semanas. Assim, durante esta fase de “manutenção”, você deve continuar a perder peso constantemente. Mas, é possível repetir essas duas fases quantas vezes desejar para mais perda de peso. Ou seja, a ideia é priorizar os ingredientes sirtfoods em todos os pratos e refeições. Além disso, deve-se continuar bebendo o suco verde todos os dias.

Dessa forma, a dieta torna-se mais uma mudança de estilo de vida do que uma dieta única.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Receita de suco verde dieta SIRT

Ingredientes

  • 75 gramas de couve
  • 30 gramas de rúcula
  • 2 palitos de aipo
  • Meio limão
  • Meia colher de chá de chá verde matchá

Modo de preparo

Por fim, bata todos os ingredientes, exceto o matchá, e despeje-os em um copo. Em seguida, misture o suco de limão e o chá verde em pó no suco.

A dieta Sirtfood funciona?

Os autores da metodologia fazem afirmações ousadas, incluindo que a dieta pode acelerar a perda de peso, ativar seu “gene magro” e prevenir doenças. Mas, o problema é que não há muitas provas para apoiá-los. Contudo, até o momento, não há evidências convincentes de que o plano tenha um efeito mais benéfico no emagrecimento do que qualquer outra dieta restrita em calorias. Ou seja, embora muitos desses alimentos tenham propriedades saudáveis, não há estudos em humanos a longo prazo para determinar se a ingestão de uma dieta rica em sirtfoods traz benefícios tangíveis à saúde.

Por fim, como acontece em toda dieta restritiva, é provável que ela ajude a perder alguns quilos no início. Mas, provavelmente voltará assim que voltar aos hábitos alimentares normais.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina