Dieta e exercícios físicos: Conheça as vantagens da combinação

Alimentação Bem-estar Movimento
23 de Novembro, 2020
Dieta e exercícios físicos: Conheça as vantagens da combinação

Quase todo mundo já quis eliminar alguns quilinhos em alguma etapa da vida. E, apesar de ser um caminho tortuoso para alguns, o sucesso do emagrecimento não tem fórmula mágica: é necessário que o corpo gaste mais calorias do que consome – o chamado déficit calórico. É por isso que as duas medidas mais importantes para chegar ao peso ideal são dieta e exercícios físicos. Assim, ajustar hábitos alimentares e se manter em movimento devem ser prioridades para quem deseja diminuir os ponteiros da balança. 

Os níveis crescentes de obesidade e diabetes pelo mundo são exemplos dos efeitos de uma dieta desequilibrada e da falta de exercício. Além disso, doenças cardíacas, câncer e acidente vascular também estão relacionados à alimentação e sedentarismo

Enquanto a comida atende às necessidades energéticas e nutricionais do organismo, os exercícios ativam o metabolismo e favorecem a queima das calorias acumuladas em forma de gordura.

Outra vantagem de aliar dieta e exercícios físicos é a possibilidade de perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo, conquistando, assim, um corpo mais sequinho e tonificado.

A importância de seguir uma dieta saudável

De modo geral, uma dieta saudável é aquela que fornece ao corpo os nutrientes necessários para funcionar corretamente. Assim, para obter a nutrição adequada, você deve consumir a maioria de suas calorias diárias em:

  • Frutas frescas;
  • Vegetais frescos;
  • Grãos integrais;
  • Leguminosas;
  • Oleaginosas;
  • Gorduras boas, como azeite de oliva e salmão;
  • Proteínas magras.

Não existe regra, mas, uma boa estratégia para acelerar o emagrecimento é seguir um programa com diferentes metodologias alimentares, como dieta low carb, detox e o popular jejum intermitente

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Dieta e exercícios físicos: Combinação para o emagrecimento eficaz

Você é daqueles que dizem que não gostam de exercícios físicos, mas está lutando para emagrecer? Às vezes, você só não encontrou a atividade ideal. Musculação, pilates, corrida, exercícios com o peso do corpo que podem ser feitos em casa, danças como zumba e até uma caminhada. Tudo vale quando o assunto é sair do sedentarismo e potencializar o processo de emagrecimento.

É fundamental a prática de atividade física da infância até o envelhecimento. Por outro lado, é difícil arrumar tempo para se exercitar, ainda mais para praticar mais de uma atividade física. Mas, se você estiver procurando uma estratégia mais eficiente de emagrecimento, poderá combinar mais de uma prática para variar a rotina. 

Por fim, lembre-se que exercícios devem ser atividades prazerosas. Portanto, não adianta escolher uma modalidade que você detesta só porque você viu que ela emagrece mais. Afinal, as chances de você desistir por causa disso são muito maiores.

Leia também: Exercícios aeróbicos: Os melhores para fazer em casa

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Confira as principais causas da paralisia do sono e como tratar o problema
Bem-estar Sono

8 causas de paralisia do sono e como tratar

Você já sentiu a sensação de ter algo o prendendo a ponto de não conseguir acordar ou se mexer?

Entenda porque dormir mal pode afetar a mente e diminuir sua produtividade
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Como dormir mal afeta a mente e reduz a produtividade

Descubra como a falta de sono impacta diretamente a saúde mental e reduz a produtividade, afetando funções como memória, concentração e tomada de decisões

homem com esquizofrenia sentada em sofá com as mãos na cabeça.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia tem cura?

Sendo um distúrbio complexo, existem diversas questões sobre como é feito o tratamento de esquizofrenia e o prognóstico. Entenda mais!