Messi transformou a dieta para melhorar seu desempenho
No último domingo (18/12), a Argentina foi a grande vencedora da Copa do Mundo 2022, realizada no Catar. Agora, um assunto domina a internet: o craque Lionel Messi, que brilhou muito durante a partida contra a França. Você sabia, por exemplo, que a dieta do Messi é um dos pilares que ajudam o atleta a ter um bom desempenho em campo?
Leia também: Por que jogadores do Brasil comem doce de leite pós-jogo?
Como é a dieta do Messi
Alguns rumores afirmam que a alimentação do craque argentino nem sempre foi exemplar. O jornal britânico Daily Mail já contou que o seu cardápio costumava ser composto por excessos — muitos dizem até que ele abusava dos refrigerantes.
Então, em 2014, Messi procurou o médico italiano Giuliano Poser, especialista em nutrição, para ajustar a sua dieta. O intuito era melhorar a performance do atleta e diminuir problemas gástricos.
Em entrevista ao portal Il Corriere della Sera na época, o especialista contou como ocorreu essa transformação. “Messi se viu no meio de uma encruzilhada. Se queria permanecer no nível da Bola de Ouro, tinha que mudar”, disse o médico.
Então, o profissional focou em obter o máximo de cada músculo de Messi para evitar lesões. “Não se trata de mudar a alimentação de um jogador, de uma pessoa, mas sim de ter um estilo de vida completamente novo. Não vou transformar alguém em um profissional, muito menos em um fenômeno como Messi, por comer de uma determinada forma. É óbvio, mas posso sim fazer com que ele siga sendo Messi por mais tempo.”
Desse modo, o médico aconselhou que o craque diminuísse o consumo de açúcar e ultraprocessados (fast-food, congelados, embutidos e bebidas açucaradas, por exemplo), e focasse mais em vegetais, cereais, frutas e verduras da estação.
Além disso, antes de treinos ou jogos mais importantes, Messi passou a comer menos carne vermelha, que é mais difícil de digerir. Para compensar, ele bebe até três shakes de proteína por dia (e muita água, é claro).
Leia também: Copa do mundo: lições que as crianças podem aprender
Como é a dieta do Messi
10 dias antes de uma partida
Aumentar o consumo de bons carboidratos alguns dias antes de uma competição é uma estratégia adotada por muitos atletas (incluindo corredores amadores). Isso é importante para que os músculos consigam estocar energia de forma suficiente.
Cinco dias antes de um jogo
Faltando cinco dias para o jogo, o craque aposta em uma sopa antes de todas as refeições. O prato leva açafrão, pimenta em pó, coentro e gengibre, ingredientes ricos em substâncias antioxidantes.
Um dia antes
Lionel Messi ingere boas fontes de proteína (geralmente peixe, camarão ou frango), além de batata cozida, vegetais e frutas.
90 minutos antes do jogo
Antes de entrar em campo, ele prioriza frutas da estação, que garante bastante combustível para o esforço que virá a seguir.