Copa do mundo: lições que as crianças podem aprender

Bem-estar Equilíbrio
06 de Dezembro, 2022
Copa do mundo: lições que as crianças podem aprender

Depois de quatro anos de espera, chegou a época mais esperada por muitas pessoas: a Copa do Mundo. Apesar de ser visto apenas como um momento de diversão e descontração, o campeonato também pode trazer ensinamentos para as crianças. Aumentando o conhecimento da cultura de diversos países e trabalho em equipe, por exemplo.

Para isso, a Miriam Dantas, Coordenadora Pedagógica da Mind Lab, listou os benefícios que a Copa do Mundo pode trazer para as crianças. Confira abaixo:

Copa do Mundo ressalta o trabalho em equipe

A Copa mostra como é necessário saber trabalhar em equipe. Isso porque o goleiro não ganha se o artilheiro não fizer o gol, e o artilheiro não ganha se o goleiro não defender a bola. Ou seja, no campo ou na escola, é fundamental trabalhar em conjunto. Ensinar as crianças sobre compartilhar e retribuir é o primeiro passo para tornar essa atividade recorrente entre os alunos. 

Entenda as competências de cada um

De acordo com Miriam, quando as crianças começam a entender a importância do trabalho em grupo, enxergar as competências dos colegas também vai fazer parte do cotidiano. “Para ter um bom trabalho em grupo, todos precisam colaborar, cada um com sua criatividade e desempenho”, diz.

Copa do Mundo ensina disciplina

De fato, os jogadores convocados para a Copa do Mundo são exemplos de disciplina. “Eles tiveram que estudar, treinar e confiar em si próprio para conquistar esse lugar. Portanto, as crianças também aprendem sobre a importância da disciplina”, explica Miriam.

Sentimentos de derrota e ansiedade

Outro fator importante para os pequenos é entender o sentimento de derrota. A coordenadora pedagógica ressalta que ensiná-los sobre os sentimentos próprios está entre as etapas mais importantes da vida. Afinal, essa realidade não acontece apenas em jogos, e sim na rotina. “Investir em estratégias de ensino de habilidades socioemocionais é uma boa alternativa para os pequenos.” argumenta Miriam.

Leia também: Copa do mundo: assistir aos jogos pode causar infarto

Lutar pelos seus sonhos

Por fim, mas não menos importante, ensinar e compartilhar a histórias dos jogadores para as crianças é resgatar a esperança dos sonhos de cada um. “Aconselho que os professores tragam isso para sala de aula. A criança tem a inocência e leveza de sonhar grande, então deixe-as.” conclui.

Miriam ainda reforça que a Copa também pode ser exemplo na aprendizagem dos estudos, como nas aulas de Geografia, ensinando sobre a cultura e procedimento que os atletas precisam fazer para estar no Qatar. O inglês, língua utilizada mundialmente, assim como na Copa, também pode despertar mais interesse dos alunos em aprender e conquistar esse sonho.

Fonte: Miriam Dantas, Coordenadora Pedagógica da Mind Lab

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais