Influencer faz “dieta do frango cru”. Veja riscos
Um influencer dos Estados Unidos chocou a internet com um desafio para lá de inusitado. Ele aderiu à “dieta do frango cru”, que consiste em alimentar-se de carne de frango crua e ovos crus por 100 dias – ou até precisar ir ao hospital, como ele mesmo afirmou.
Nativo da Flórida, John não compartilha o seu sobrenome nas redes sociais por motivos de privacidade. Mesmo assim, sua página Raw Meat Experiment já soma quase 150 mil seguidores no Instagram. Por lá, ele realiza postagens diárias consumindo a proteína crua com diferentes molhos, especiarias e acompanhamentos.
“Sempre que alguém me diz para não fazer alguma coisa, isso me deixa um pouco mais interessado. Desta vez foi com frango”, explica.
Ver essa foto no Instagram
Os temperos mais usados nos seus pratos nada apetitosos incluem suco de laranja, molho ranch e pimenta. “Estou comprando produtos agrícolas locais orgânicos que podem me dar uma chance melhor. Decidi fazer a página [do Instagram] de uma forma meio engraçada, porque esse é o tipo de conteúdo que eu gostaria de ver.”
Não é a primeira vez que John aposta em um experimento como este. Anteriormente, ele realizou o desafio com carne bovina crua, e compartilhou a jornada no YouTube.
Leia também: Mulher come manteiga pura e 22 ovos por dia; veja riscos
Dieta do frango cru: riscos
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (Centro de Prevenção e Controle de Doenças, em tradução livre), carne de frango e ovos crus podem estar contaminados com diferentes micro-organismos prejudiciais aos seres humanos – como Campylobacter, Salmonella e Clostridium perfringens.
Assim, se você come frango cru ou até mal cozido, corre o risco de contrair uma intoxicação alimentar. Esta, por sua vez, pode gerar inflamações gástricas e intestinais com sintomas que vão desde náuseas e diarreia à necessidade de internação e morte.
Para evitar tais consequências, é preciso tomar alguns cuidados na hora de preparar e consumir carne de frango:
- Não lavar antes de cozinhar – isso aumenta as chances de contaminação cruzada;
- Usar facas e tábuas limpas para manusear o alimento (e lavá-las depois de usar);
- Cozinhar em temperaturas superiores a 70°C;
- Não consumir frango cru ou mal passado.