Mulher come manteiga pura e 22 ovos por dia; veja riscos

Alimentação Bem-estar
08 de Janeiro, 2024
Mulher come manteiga pura e 22 ovos por dia; veja riscos

Uma mulher viralizou recentemente no TikTok por conta de sua dieta inusitada, que consiste em uma alimentação carnívora e rica em gordura. Em um vídeo, ela aparece comendo uma barra de manteiga pura, e conta que consome cerca de 22 ovos por dia. A publicação já soma mais de um milhão de visualizações na plataforma.

Mordendo um pedaço de manteiga, a jovem compartilha um pouco do seu cardápio: durante o dia, ela prepara 10 ovos mexidos em sebo bovino. No jantar, ingere 12 ovos cozidos moles e mais um bife com 80% de proteína e 20% de gordura. De acordo com ela, isso faz com que ela mantenha o peso ideal.

@steakandbuttergal What i eat high fat carnivore #carnivore #carnivorediet #highfatcarnivore #butter #carnivoreketo ♬ original sound – Steakandbuttergal | Carnivore

Leia também: Gordura saturada: o que é e quanto pode consumir por dia?

Dieta carnívora rica em gordura: riscos

Contudo, especialistas e órgãos de saúde não recomendam esse tipo de alimentação. Isso porque ela é extremamente rica em gordura saturada, um nutriente que até desempenha funções importantes dentro do organismo, mas que se consumido em excesso, pode trazer riscos à saúde.

A gordura saturada é encontrada sobretudo em alimentos de origem animal, como carnes, ovo, queijos, leite e manteiga. Quando exageramos na dose recomendada, aumentamos as chances de sobrepeso, dislipidemia (colesterol e triglicérides elevados) e diversas doenças cardiovasculares, como pressão alta e até infarto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica, por exemplo, que a nossa ingestão de gordura saturada não ultrapasse 10% das nossas calorias diárias. Isso quer dizer que, se você ingere 2.000kcal por dia, não deve comer mais do que 200kcal de gorduras saturadas todos os dias (cerca de 22g, ou o equivalente a dois pedaços de maminha grelhada).

Outro ponto importante é a questão da carne vermelha. Esse alimento é considerado como provavelmente cancerígeno pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer), e por isso o ideal é variarmos ao máximo o cardápio com outras fontes de proteínas, como frango e peixes.

Por fim, mas não menos importante, a dieta carnívora e rica em gordura da tiktoker também chamou atenção por não incluir nenhum vegetal. O que também pode prejudicar a saúde, uma vez que frutas, verduras e legumes são fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais para o organismo. A OMS indica 400g de alimentos vegetais por dia (cinco porções).

Fontes: PAHO, Alimentação Saudável; The Lancet Oncology, Carcinogenicity of consumption of red and processed meat.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais