Além do aspartame, veja outros itens  potencialmente cancerígenos, segundo a OMS

O aspartame  foi oficialmente incluído na lista de alimentos potencialmente cancerígenos pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC - na sigla em inglês), braço da Organização Mundial da Saúde.  Mas além do aspartame, outros alimentos já foram colocados na lista da agência.  Veja a seguir quais são!

Segundo a IARC, carnes processadas estão relacionadas ao câncer de intestino (colorretal, cólon e reto). Algumas delas são: linguiça, salsicha, bacon, presunto e salame. Carnes vermelhas em geral — porco, boi, carneiro e bode –, também representam um fator de risco para o câncer.

Carnes processadas e vermelhas

Bebidas com temperatura superior a 65ºc ou mais aumentam os riscos de câncer de esôfago.  Segundo o INCA, o aumento do risco potencial se deve aos danos causados às células pela alta temperatura da bebida. Contudo, vale reforçar que chás e chimarrão por si só não causam câncer.

Bebidas muito quentes  (chimarrão e chás)

As bebidas alcóolicas não são consideradas saudáveis pela agência da OMS em nenhuma quantidade.  Isso porque o seu consumo está relacionado a mais de 200 doenças, incluindo câncer de diversos tipos, por exemplo: faringe, esôfago, estômago, fígado, intestino, boca e mama.

Bebidas alcóolicas

Presente na composição de sabonetes, shampoos e outros produtos de higiene e beleza, o extrato de aloe vera faz parte da lista da OMS desde 2016. Embora não existam estudos comprovando a relação entre o câncer em adultos e o extrato, uma pesquisa com ratos demonstrou que o consumo de água enriquecida com aloe vera apresentou riscos maiores para desenvolver câncer de intestino.

Extrato de aloe vera

Estudos apontam que, quando submetidos a altas temperaturas, os alimentos podem formar substâncias cancerígenas.  O item figura o quadro da IARC desde 2010 dentro do grupo 2A, indicando relação da fritura com o aumento do risco de câncer de pulmão.

Frituras