Manteiga faz bem para a saúde?

Alimentação Bem-estar
17 de Setembro, 2019
Manteiga faz bem para a saúde?

Manteiga tem sido um ingrediente controverso quando o assunto é nutrição.

Enquanto alguns dizem que aumenta os níveis de colesterol e obstrui as artérias, outros afirmam que pode ser uma adição saborosa e saudável à dieta.

Felizmente, muitas pesquisas foram realizadas nos últimos anos avaliando os possíveis efeitos da manteiga no organismo. Vem saber mais:

O que é manteiga?

É um produto derivado do leite, produzido em um processo que separa as gorduras sólidas do líquido, conhecido como leitelho.

Embora a manteiga também seja feita a partir do leite de outros mamíferos, como ovelhas, cabras e búfalos, a mais comum no dia a dia é a obtida do leite de vaca.

Devido à sua alta concentração de gordura, ela tem um sabor rico e textura cremosa.

Funciona especialmente bem para cozinhar em alta temperatura, como refogar e fritar em panela, ajuda a dar aderência, além de adicionar sabor aos pratos. Da mesma forma é amplamente utilizada no cozimento para dar textura e volume a produtos de panificação e sobremesas.

Uma colher de sopa (14 gramas) de manteiga fornece:

  • Calorias: 102
  • Gordura total: 11,5 gramas
  • Vitamina A: 11% da ingestão diária de referência (IDR)
  • Vitamina E: 2% da IDR
  • Vitamina K: 1% da IDR

Embora a manteiga seja rica em calorias e gorduras, ela também contém uma variedade de nutrientes importantes. Por exemplo, é uma boa fonte de vitamina A, uma vitamina lipossolúvel necessária para a saúde da pele, função imunológica e visão saudável.

Também contém vitamina E, que é cardioprotetora e atua como antioxidante para proteger suas células contra danos causados ​​por moléculas chamadas radicais livres.

Manteiga e a gordura saturada

A manteiga contém uma boa quantidade de gordura saturada, que é um tipo de gordura encontrada em alimentos, incluindo carne e laticínios. De acordo com as Diretrizes Dietéticas mais recentes, recomenda-se limitar a ingestão de gordura saturada a menos de 10% de suas calorias diárias.

Isso significa que a manteiga deve ser consumida com moderação, mas é importante que seja combinada com outras gorduras saudáveis como nozes, sementes, azeite e peixes gordos, como salmão.

Em excesso, ela também pode aumentar a média de ingestão calórica diária e o colesterol ruim (LDL). Portanto, é melhor aproveitar a manteiga com moderação e trocá-las sempre que possível por outras gorduras para manter sua ingestão de calorias sob controle e a saúde em dia.

Leia também: Melhores substitutos para a manteiga

Quanta manteiga você pode comer com segurança?

Já que recomenda-se limitar a ingestão de gordura saturada a menos de 10% do total de calorias diárias, uma pessoa saudável pode manter a ingestão de 1-2 colheres de chá por dia, combinadas com outras gorduras saudáveis, como azeite de oliva, nozes, sementes, óleo de coco, abacate e peixe gordo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!