Nelson Freitas fala sobre sua dieta para viver Eike Batista: “cortei açúcar, carboidrato e alegria”
Recentemente, a dieta de Nelson Freitas foi um dos assuntos que o ator mencionou ao site O Globo. Isso porque ele contou que precisou fazer alguns cortes no cardápio para emagrecer rapidamente e viver Eike Batista no longa “Eike — tudo ou nada”, que estreia hoje (22/09).
Nelson disse que assim que aceitou o projeto, foi informado que precisaria perder alguns quilos para interpretar o empresário, conhecido por ser vaidoso. Então, procurou um nutricionista que atende lutadores de MMA.
“Entrei com uma dieta que cortou açúcar, cortou carboidrato, cortou alegria, cortou felicidade. Perdi 10 quilos em um mês”, brincou.
Leia também: O que não pode faltar na geladeira de quem quer emagrecer
Dieta de Nelson Freitas: por que cortar açúcar pode deixar a gente de mau humor?
Muitos estudos mostram que esse carboidrato, quando em excesso, é capaz de provocar um efeito de dependência. No cérebro, ele ativa as mesmas áreas relacionadas ao vício, o que pode ocasionar compulsão e síndrome de abstinência.
Por isso, e por moldar o paladar (dando preferência ao sabor doce), quem se habitua a comer muito açúcar não percebe que está exagerando no consumo. E quando para, pode experienciar sentimentos como mau humor e irritabilidade.
Contudo, vale lembrar que a restrição pela qual o ator teve que passar teve o respaldo de um especialista e foi algo específico — afinal, ele precisou emagrecer rapidamente para o papel.
Se você sente que precisa diminuir o consumo do carboidrato, não precisa necessariamente cortá-lo de uma vez. Dá para reduzir a ingestão aos poucos até atingir uma quantidade segura para a sua saúde — a Organização Mundial da Saúde (OMS) fala em 25 a 50 gramas por dia para um adulto saudável, aproximadamente quatro colheres de sopa. Sempre, é claro, com o acompanhamento de um profissional.
Confira algumas dicas que podem ajudar:
- Tente doces mais saudáveis: chocolate 70%, frutas secas e bolinhos mais funcionais ajudam a apaziguar aquela vontade de um docinho;
- Inclua carboidratos complexos na dieta: eles são ricos em fibras, que ajudam a prolongar a saciedade;
- Evite ultraprocessados: como sorvetes, lasanha congelada e temperos prontos — eles escondem muito açúcar nas composições;
- Leia os rótulos: os ingredientes utilizados estão em ordem de quantidade. Ou seja, os primeiros da lista são os que mais compõem o alimento — se for o caso do açúcar, repense a compra.