Zeca Pagodinho reduziu cerveja por conta do diabetes
Na última terça-feira (8), o cantor brasileiro Zeca Pagodinho participou de uma entrevista ao podcast “Quem Pode, Pod”, apresentado por Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank. Na ocasião, ele esclareceu os rumores de que o diabetes o teria obrigado a cortar o consumo de álcool — inclusive, fazendo o famoso largar a cerveja, bebida que diz gostar muito.
De acordo com Zeca, a história é “fake news”, ou seja, falsa. Contudo, ele afirmou ter reduzido as doses, muitas vezes trocando a cerveja por vinho. O que levantou a dúvida: quem convive com a condição precisa diminuir as bebidas alcoólicas?
Leia também: Calorias dos docinhos e de outras delícias de casamento
Diabetes e cerveja
Pessoas com diabetes podem consumir bebidas alcoólicas, mas é preciso cuidado redobrado. Isso porque além de aumentarem a quantidade de açúcar no sangue (glicemia), as bebidas são alimentos calóricos que alteram os níveis de triglicérides e da pressão arterial, favorecendo eventos cardiovasculares.
“O paciente com diabetes é alguém que precisa diminuir o consumo calórico para perder peso e controlar a glicemia no sangue. Mas o álcool é um alimento, é uma caloria. Um grama de açúcar tem quatro calorias, um grama de gordura tem nove e um grama de álcool tem sete calorias. Fora as calorias da cevada, do trigo, e das outras bebidas destiladas”, explica Ricardo Botticini Peres, endocrinologista do Hospital Israelita Albert Einstein.
Além disso, há o risco de quadros de hiperglicemia associado às bebidas. O álcool abre o apetite da pessoa, e favorece escolhas alimentares inadequadas ou em excesso, fazendo com que o indivíduo perca o controle glicêmico.
“Também tem o caso do diabético que sai para beber com os amigos e se esquece de comer. Ele vai bebendo e, quando percebe, fez um quadro de hipoglicemia [quando a glicose está abaixo de 70 mg/dl]”, diz Peres.
Segundo o especialista, até mesmo o consumo de uma cerveja light ou sem álcool pode ser prejudicial para quem tem diabetes. Ainda que nestas versões, as bebidas também possuem calorias.
Leia também: Engordar depois que começa a namorar é normal? O que diz a ciência
O que fazer?
O consumo de álcool para portadores de diabetes, portanto, não é proibido, mas é fundamental redobrar o cuidado e a responsabilidade para não perder o controle. “Não recomendamos o consumo, mas, eventualmente, a quantidade que uma pessoa com diabetes deve tomar é de, no máximo, um copo. Não diariamente. Apenas ocasionalmente e em eventos sociais. Cabe ao médico alertar o seu paciente para os riscos”, afirma.
Ou seja, converse com o seu médico ou nutricionista. Somente um profissional capacitado poderá dar as recomendações individualizadas de quanto consumir, quais os melhores horários e quais medicamentos administrar para evitar complicações.