Engordar depois que começa a namorar é normal?

Alimentação Bem-estar
09 de Novembro, 2022
Engordar depois que começa a namorar é normal?

Não é incomum ver relatos de pessoas que entram em um relacionamento amoroso e ganham alguns quilinhos. Claro que essa não é uma regra – afinal, o ganho de peso está associado a diversos fatores, como hábitos, genética e metabolismo. Entretanto, a ciência vem mostrando que engordar depois que começa a namorar é um movimento recorrente e explica os motivos pelos quais essa tendência existe.

Em 2015, um estudo da Universidade de Western Washington, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas solteiras e que moravam sozinhas pesavam, em média, dois quilos a menos do que pessoas que viviam com parceiro – além disso, elas tinham um Índice de Massa Corporal menor. Porém, a pesquisa não investigou nem comparou o estilo de vida e os hábitos dos participantes.

Engordar depois que começa a namorar é normal?

Agora, um novo estudo, realizado na Universidade de Surrey, na Inglaterra, conseguiu desvendar algumas razões pelas quais há uma propensão de uma pessoa engordar depois que começa a namorar. 

De acordo com a pesquisa, indivíduos que têm o hábito de comer demais quando se sentem tristes ou estressados são as mesmas pessoas que incentivam o parceiro a comer mais em um relacionamento.

“Esse hábito se dá porque muitas vezes o namorado ou namorada se alimenta mesmo quando não estão com fome por motivos como amor, evitar desperdício ou como sinal de status”, afirma Jane Ogden, coautora do estudo.

É um bom sinal para o relacionamento?

Entretanto, o ganho de peso pode ser considerado, em alguns casos, um indicativo da felicidade do casal. Uma pesquisa do Centro Nacional de Biotecnologia, dos Estados Unidos, acompanhou 169 casais durante quatro anos. Para isso, eles foram pesados duas vezes ao ano e responderam questionários acerca do nível de satisfação com o relacionamento. Por fim, os pesquisadores perceberam que parceiros que estavam em relações saudáveis e estáveis mostraram ganho de peso.

Vale entender que o ganho de peso não está, necessariamente, associado a uma diminuição da qualidade de vida e de saúde. O importante é manter hábitos, como alimentação equilibrada e nutritiva, prática de exercícios físicos com frequência e sono de qualidade. Além disso, dentro de um relacionamento, é possível aproveitar a companhia para encontrar mais motivação no momento de incluir práticas saudáveis na rotina. 

Leia também: Relacionamentos podem interferir no consumo de álcool

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina