Engordar depois que começa a namorar é normal?

Alimentação Bem-estar
09 de Novembro, 2022
Engordar depois que começa a namorar é normal?

Não é incomum ver relatos de pessoas que entram em um relacionamento amoroso e ganham alguns quilinhos. Claro que essa não é uma regra – afinal, o ganho de peso está associado a diversos fatores, como hábitos, genética e metabolismo. Entretanto, a ciência vem mostrando que engordar depois que começa a namorar é um movimento recorrente e explica os motivos pelos quais essa tendência existe.

Em 2015, um estudo da Universidade de Western Washington, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas solteiras e que moravam sozinhas pesavam, em média, dois quilos a menos do que pessoas que viviam com parceiro – além disso, elas tinham um Índice de Massa Corporal menor. Porém, a pesquisa não investigou nem comparou o estilo de vida e os hábitos dos participantes.

Engordar depois que começa a namorar é normal?

Agora, um novo estudo, realizado na Universidade de Surrey, na Inglaterra, conseguiu desvendar algumas razões pelas quais há uma propensão de uma pessoa engordar depois que começa a namorar. 

De acordo com a pesquisa, indivíduos que têm o hábito de comer demais quando se sentem tristes ou estressados são as mesmas pessoas que incentivam o parceiro a comer mais em um relacionamento.

“Esse hábito se dá porque muitas vezes o namorado ou namorada se alimenta mesmo quando não estão com fome por motivos como amor, evitar desperdício ou como sinal de status”, afirma Jane Ogden, coautora do estudo.

É um bom sinal para o relacionamento?

Entretanto, o ganho de peso pode ser considerado, em alguns casos, um indicativo da felicidade do casal. Uma pesquisa do Centro Nacional de Biotecnologia, dos Estados Unidos, acompanhou 169 casais durante quatro anos. Para isso, eles foram pesados duas vezes ao ano e responderam questionários acerca do nível de satisfação com o relacionamento. Por fim, os pesquisadores perceberam que parceiros que estavam em relações saudáveis e estáveis mostraram ganho de peso.

Vale entender que o ganho de peso não está, necessariamente, associado a uma diminuição da qualidade de vida e de saúde. O importante é manter hábitos, como alimentação equilibrada e nutritiva, prática de exercícios físicos com frequência e sono de qualidade. Além disso, dentro de um relacionamento, é possível aproveitar a companhia para encontrar mais motivação no momento de incluir práticas saudáveis na rotina. 

Leia também: Relacionamentos podem interferir no consumo de álcool

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.