Hábito de consumir chá pelo menos 3 vezes na semana aumenta tempo de vida, diz estudo
Não é de hoje que o consumo de chá é muito popular em diversas culturas ao redor do mundo. Em países como Reino Unido, Índia e China, a bebida é bastante apreciada — tornando-se, inclusive, parte da tradição desses países. No entanto, muito além de uma simples bebida, os chás também podem trazer diversos benefícios à saúde.
É o que mostrou um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology, um periódico da Sociedade Europeia de Cardiologia. Ele concluiu que o hábito de consumir chás pelo menos três vezes por semana está relacionado a um menor risco de doenças cardiovasculares e mortalidades em geral. Além disso, ele contribui para uma vida mais longa e saudável.
No Brasil, a cultura de consumir chás é algo que vem crescendo nos últimos anos, principalmente por conta de seus benefícios à saúde. A pedido da Vitat, a nutricionista especialista na saúde da mulher e na qualidade de vida, Ramiele Calmon, falou sobre os benefícios de consumir chás regularmente.
Benefícios de consumir chá regularmente
Para Ramiele, que é fundadora de uma linha de chás e uma grande adepta da bebida, é muito importante consumir chá como parte de uma dieta saudável.
“Os compostos bioativos presentes em diversas ervas possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que promovem uma ação vasodilatadora, benéfica para o sistema cardiovascular”, afirma.
De acordo com a especialista, os chás aliados a um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada, podem ser uma estratégia eficiente para a melhora da saúde cardiovascular. Isso resulta em uma vida longeva, além de trazer outros benefícios.
“Os chás de hibiscos e chá verde, por exemplo, têm se mostrado muito eficazes na redução da pressão arterial, o que é crucial na prevenção das doenças cardiovasculares”, diz Ramiele.
Ainda de acordo com Ramiele, “chás como o chá verde e o chá preto atuam também na melhora dos perfis lipídicos, ajudando a reduzir os níveis de colesterol. Isso contribui para um perfil lipídico mais saudável.”
Consumir chá contribui para a saúde cardiovascular
Um dos fatores de risco para a saúde cardiovascular é o estresse oxidativo, que pode ser combatido com o consumo de chás antioxidantes. Além disso, de acordo com Ramiele, os chás podem melhorar a função endotelial. “O consumo de chás pode melhorar a função celular do endotélio que reveste os vasos sanguíneos, ajudando a manter a elasticidade e a saúde cardiovascular”, explica Ramiele.
Segundo Ramiele, “o consumo do chá verde e do chá de gengibre, por exemplo, podem auxiliar no controle do peso. Ele é um fator importante na manutenção da saúde cardiovascular.”
Por fim, a especialista listou alguns chás que possuem benefícios para a saúde cardiovascular:
- Chá verde: possui compostos ativos como as catequinas, principalmente como epigalocatequinas, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol;
- Hibisco: possui antocianinas polifenóis, que auxiliam na redução da pressão arterial;
- Gengibre: contém um composto gingerol, que possui propriedades anti-inflamatórias;
- Camomila: contém um composto ativo apigenina, que tem ação e efeito relaxante, ajudando também na redução da pressão arterial e além de ser calmante;
- Cardo-mariano: tem um composto ativo da silimarina, que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórios e suporte da saúde hepática. De maneira indireta, ele beneficia o sistema cardiovascular.
Fontes
Ramiele Calmon, nutricionista e mestre em nutrição, especialista em saúde da mulher, especialista em climatério e menopausa, especialista na qualidade de vida